Dicas para escolher um smartwatch

AE smartwatch web | Auchan&Eu

O Smartwatch é um relógio digital que oferece várias funcionalidades para além de marcar as horas ou agendar um despertador. É um dispositivo que suporta diversos aplicativos de funcionamento fácil e prático, de forma a sentir-se conectado com as tarefas do seu dia-a-dia, com a possibilidade de receber notificações e alertas, realizar pagamentos, receber e realizar chamadas, utilizar as suas apps preferidas ou até recolher dados sobre a sua performance desportiva. Para escolher o seu Smartwatch, deixamos-lhe algumas dicas que deverá ter em consideração.

Funcionalidades
As características ou especificações técnicas são um fator importante no processo de escolha do seu Smartwatch, tendo influência direta no desempenho e longevidade do produto.

Alguns exemplos de características que deve ter em conta:

  • Processador – O número de núcleos e frequência de processamento deverá ser o maior possível.
  • Materiais de Construção – Um fator associado à durabilidade do produto. Podem ser de aço inoxidável, plástico (policarbonato) ou alumínio.
  • Memória RAM e Armazenamento – Deverá ser a maior possível.
  • Resistência à Água – Característica importante e disponível em grande parte dos Smartwatches.
  • Conetividade – É importante o seu Smartwatch ter as funcionalidades de conecção via GPS, NFC ou Bluetooth.
  • Sensores – Através de sensores é possível medir dados de performance desportivas e indicadores de saúde (Exemplo: oxímetro)

Qual o Sistema Operativo a Utilizar
O sistema operativo a utilizar deverá ser o que é compatível com o seu smartphone. Grande parte das funcionalidades oferecidas por um Smartwatch, só serão possíveis de utilizar se estiverem conectados a um Smartphone. É esta sincronização entre Smartwatch e Smartphone que permite receber notificações de chamadas, mensagens, alertas das apps, acesso ao seu calendário, email, entre outras. Grande parte dos Smartwatches são compatíveis com o sistema operativo Android ou IOS. Apesar disso, é importante ter em conta que alguns equipamentos possuem exclusividade de compatibilidade, como é o caso do Apple Watch, apenas compatível com Smartphones que possuam o sistema operativo IOS.

Tipo de Ecrã
A grande maioria dos Smartwatches possuem um ecrã AMOLED, OLED ou LCD . Através destes tipos de ecrã, é possível visualizar fotografias, aplicações ou conteúdos gráficos com cores fortes e brilhantes. A utilização deste tipo de ecrãs afeta diretamente o período de Autonomia, consumindo mais bateria. Outro fator a ter em consideração é se pretende um Smartwatch com botão que o ajude na navegação ou um touch screen . Grande parte dos Smartwatches presentes no mercado optam por ter uma funcionalidade híbrida.

Autonomia
Os Smartwaches tem uma capacidade de autonomia média de um a dois dias. Quanto mais funcionalidades o seu Smartwatch tiver, maior será o respetivo consumo de bateria. O carregamento dos mesmos normalmente é realizado através de um cabo micro USB ou por uma cabo de carregamento magnético.

Design e Tamanho
Grande parte dos Smartwatches oferecem a possibilidade das pulseiras poderem ser trocadas e escolhidas consoante o estilo pessoal do utilizador. Existe uma grande diversidade de combinações. É possível escolhe a cor, textura, tamanho ou tipo de material. As pulseiras são de fácil substituição, o que permite utilizar modelos diferentes que se adeqúem à atividade que vai realizar.