Poupar na fatura da luz com gadgets smarthome

AE TEC conta da luz web | Auchan&Eu

Os gadgets smarthome dão um toque futurista à sua casa, certamente. Mas além de ter uma casa apontada para o futuro, estes gadgets ajudam a poupar na fatura da luz, já hoje. Assim como têm outros benefícios.

As tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes funcionam através de um adaptador, que é colocado diretamente na tomada, passando a controlar o seu fluxo de eletricidade. A tomada fica ligada à rede Wi-Fi, podendo então ser controlada por smartphone ou tablet, através de aplicações.

Este tipo de tomadas foram pensadas para as chamadas casas inteligentes, totalmente ligadas à rede de internet e controladas por aplicações de otimização de energia e funcionamento. Mas pode usar estas tomadas de forma pontual, para controlar alguns aparelhos mais consumidores de energia ou para regular a iluminação, por exemplo.

Equipamentos passíveis de ser controlador por rede

  • ar condicionado
  • iluminação
  • estores elétricos
  • equipamentos de som
  • cafeteira
  • desumidificadores

Vantagens das tomadas inteligentes

Programar o temporizador

Pode criar uma contagem decrescente através de um temporizador ou programar as horas em que as quer utilizar, podendo adaptar-se às
horas de vazio.

Mais segurança para a sua casa e dispositivos

As tomadas inteligentes podem proteger os dispositivos de sobrecargas, já que muitos modelos trazem algumas funções de segurança que permitem o controlo da temperatura. Uma vez detetado sobreaquecimento em algum dispositivo, a tomada pode desligar o fornecimento de energia e alertar para o problema.

O mesmo para aqueles dispositivos que não convém deixar toda a noite a funcionar. Referimo-nos, por exemplo, ao carregamento de telemóveis, as ventoinhas ou aquecedores. A programação de horas de funcionamento e períodos certos para ligar e desligar, acrescenta conforto e segurança à sua casa.

Outra função de segurança interessante está associada à programação de um “modo ausente” que o utilizador poderá ativar quando vai de férias. Este modo irá ligar e desligar luzes aleatoriamente nas diversas divisões da casa, simulando presença no seu interior, o que pode afastar possíveis tentativas de assalto.

Conhecer o consumo individual de cada aparelho

Não há melhor forma de poupar do que saber qual o equipamento que consome mais. Com uma tomada inteligente pode saber explicitamente qual o
eletrodoméstico que mais consome e assim dosear a sua utilização.

Além disso, o monitor de consumo de energia permite-lhe determinar se tem um dispositivo que precisa de ser substituído por uma versão mais recente.

As lâmpadas inteligentes

As lâmpadas inteligentes funcionam da mesma forma que as tomadas. Têm luzes LED personalizáveis, e podem ser controladas por aplicações de smartphone ou tablet. Pode ligar e desligar remotamente, assim como controlar o nível de luminosidade, ou até a cor da luz, se a lâmpada possuir essa funcionalidade.

Há modelos que também se ligam ao sistema de videovigilância, enviando imagens, ou até têm saída de áudio.

A principal vantagem das lâmpadas inteligentes é a poupança energética, pois a aplicação faz a melhor gestão nesse sentido. Além disso, como têm luzes LED são, por si só, mais eficientes.