Como escolher um aparelho de ar condicionado?

Como escolher um aparelho de ar condicionado?

Escolher um aparelho de ar condicionado deve ter em consideração vários aspetos. Conheça o que deve ter em atenção, para escolher o ar condicionado adequado ao que pretende.

Tipo de ar condicionado

Fixos

Os aparelhos fixos de ar condicionado exigem um espaço amplo numa parede para o instalar, tal como espaço no exterior. No entanto, estando isto assegurado, são a melhor opção para climatizar uma divisão de forma uniforme.

Portáteis

Se não tem muito espaço nas paredes, e instalar no exterior não é viável, o ar condicionado portátil será a opção a tomar. A vantagem é poder movê-lo de divisões, climatizando as que mais precisam a cada momento. A desvantagem é que precisa de colocar o tubo do ar quente numa janela, o que irá aumentar a quantidade de ar que entra na divisão. Assim, o ar condicionado portátil será menos eficiente.

Funções a que se destina

Temperatura:

Para aquecer ou para arrefecer o ar.

Humidade:

O seu modo de funcionamento desumidifica o ar.

Purificação:

Estão equipados com filtros para poeiras, pólen e fumo.

Capacidade / Espaço / Divisões

Onde pretende aplicar o ar condicionado:

  • Deve considerar a área em m2, o tipo de exposição solar que o local tem, o isolamento e aparelhos que irradiem calor, como a TV ou computador
  • Capacidade em excesso criará correntes de ar, fará oscilar a temperatura e gastará mais energia
  • Capacidade reduzida, nunca atingirá a temperatura desejada

Nesta tabela, encontra as referências do ar condicionado ideal que deve ter, dependendo do tamanho da divisão.

Ar condicionado ideal para cada área

Localização/ Instalação

Os aparelhos de ar condicionado fixos requerem uma instalação específica, descrita abaixo, que deve ser feita por técnicos. Os portáteis só irão requerer estar relativamente perto de uma janela, para colocação do tubo de ar quente.

Unidade exterior (1)

Instalar com base sólida, em lugar de fácil acesso para manutenção.

Unidade Interior

  • De parede – para colocação na parte superior da parede da divisão
  • De chão – para colocação junto ao chão da divisão

Ruído

Não deve produzir mais que 40 dB.

Consumos/ Eficiência Energética

Com a tecnologia INVERTER a capacidade do compressor varia em função da necessidade térmica de cada momento, levando a reduções no consumo de eletricidade (2).

Todos os equipamentos não hermeticamente fechados que contenham gases fluorados, devem ser instalados por uma empresa certificada, de acordo com o Dec. Lei no 145/2017, de 30 de Novembro.

Cuidados a ter

Manutenção anual

Como todos os equipamentos, o ar condicionado deve ser mantido, para que esteja sempre a funcionar em condições. Uma boa forma de o fazer é através de uma manutenção anual, em técnicos próprios, para identificar potenciais problemas que danifiquem o aparelho ou comprometam o seu funcionamento.

Mudança de filtro

O filtro do ar capta partículas que podem danificar o aparelho. À medida que o tempo passa, o filtro ficará sujo, comprometendo a sua eficácia. Assim, o ideal é fazer a troca de filtro com regularidade.

Limpeza das áreas de retorno do ar

Com o mesmo princípio que o filtro, estas áreas ficam sujas com pó e terra. Ao acumular-se, comprometem a eficiência do ar condicionado. Passe o aspirador regularmente e mantenha o aparelho a funcionar em pleno.

Isolamento de tubos

O isolamento dos tubos afeta a potência de arrefecimento do ar condicionado. Assim, se o material isolante não estiver nas melhores condições, a potência será afetada. Verifique o material e substitua, quando necessário.

(1) A exposição aos factores climatéricos será determinante na sua longevidade.

(2) Alguns equipamentos de ar condicionado dispõem de sistema de redução de consumo quando estão na função ‘Stand By’.

PUB PUB