Como escolher lâmpadas lá para casa

Como escolher lâmpadas lá para casa

A sustentabilidade do planeta é algo que depende de todos nós. Muitas vezes, é nos detalhes do quotidiano que podemos fazer a diferença. Por exemplo, já pensou quantas lâmpadas tem em casa? Quantas horas por semana estão acesas?

A opção de escolher lâmpadas energeticamente eficientes pode significar muito.

Para a conta da luz, no final do mês, e para a sustentabilidade do meio ambiente.

Para poder fazer a sua escolha divulgamos aqui os tipos de lâmpadas existentes no mercado. E quando chegar a altura de optar, conheça muitas opções.

Lâmpadas incandescentes

São as mais antigas no mercado. E também um dos tipos de lâmpadas menos eficientes. Entre 90 a 95% da energia que consomem é transformada em calor, e apenas o restante em luz.

Já não se encontram à venda, mas ainda se podem encontrar em muitos lares. O seu tempo de vida é cerca de 1000 horas.

Lâmpadas de halogéneo

Estas lâmpadas têm um funcionamento semelhante às incandescentes. No entanto, conseguem atingir uma eficiência energética um pouco melhor.

O período de vida ronda as 5000 horas.

Lâmpadas fluorescentes

É um tipo de lâmpadas muito utilizado e podem ser tubulares ou compactas. Geralmente, são as lâmpadas que encontramos nas cozinhas.

Têm uma elevada eficácia energética e um período de vida elevado (cerca de 12 000 horas).

Lâmpadas LED

Mais recentes no mercado, são sem dúvida as campeãs da economia e eficiência energética. Conseguem emitir intensidades de luz equivalentes aos restantes tipos de lâmpadas. Enquanto consomem muito menos energia. Para além disso, conseguem ter um período de vida que pode chegar às 45 000 horas.

PUB PUB