Vamos aquecer a casa? Tudo sobre aquecedores

Escolher o aquecedor certo para a casa

Por mais que se goste de andar na rua, com a chegada do frio, são muitos os que recolhem a casa. E estar mais aconchegado e confortável só é possível numa casa com uma temperatura amena. Em muitas casas isso significa ter aquecedores. Mas como escolher o aquecedor certo para a casa?

Escolher o aquecedor certo para a casa

Existem aquecedores com sistemas distintos e vários tipos de funcionamento.

Tipos de aquecedor

Aquecedores cerâmicos

Os aquecedores cerâmicos têm uma placa cerâmica que armazena o calor gerado pelas placas elétricas. Funcionam bem para aquecer um espaço limitado à sua volta. Assim, se pretende ter uma fonte de aquecimento localizada, é uma ótima opção.
O aquecimento é bastante rápido, e muito focalizado. Pela sua tipologia, não têm grande consumo energético, tornando-se uma mais valia para poupar na fatura da luz.

Aquecedores elétricos

Os aquecedores elétricos funcionam com uma resistência, que aquece o ar rapidamente. São geralmente pequenos, o que facilita movê-los de divisão em divisão. A grande vantagem é a rapidez com que aquecem. São adequados para espaços pequenos ou para aquecer uma zona muito localizada.

Aquecedores a gás

A melhor alternativa em termos de eficiência. Os aquecedores a gás são confiáveis e oferecem aquecimento consistente a toda a casa. Além disso, o calor emitido pelo aquecedor a gás é geralmente superior ao dos outros tipos. O que irá resultar num ambiente mais acolhedor. Uma nota importante é que precisam de ser colocados em divisões bem ventiladas e de dimensão superior a 20 m2, por causa da emissão de monóxido de carbono.

Aquecedores a óleo

Os aquecedores a óleo são elétricos, mas têm óleo no seu interior que aquece através de uma resistência. Geralmente destinam-se a aquecer toda uma divisão. Assim, se o objetivo é ter a sala ou quarto com uma temperatura amena generalizada, pode ser a opção certa. Por se destinarem a aquecer todo o espaço, demoram algum tempo a fazê-lo e têm consumo energético superior. São adequados para divisões pequenas e para períodos de aquecimento longos.

Além do tipo de aquecedor, saiba 4 coisas a ter em conta antes de comprar um aquecedor

Eficiência energética vs preço

Geralmente os aquecedores de valor mais baixo são os menos eficientes energeticamente. Significando isto que pode vir a arrepender-se da escolha, depois de receber a fatura da luz ou gás.

Se precisa do aquecedor durante períodos maiores, considere um investimento inicial maior. Desta forma, está a assegurar uma eficiência energética que lhe permite recuperar parte do seu investimento.

Espaço

Escolha o aquecedor tendo em conta o espaço que precisa de aquecer. Desta forma, estará a fazer uma boa opção em termos de investimento, não descurando o conforto que precisa.

Segurança

Se tem crianças em casa, a questão da segurança é ainda mais importante. Os aquecedores a óleo não têm chama, sendo uma das soluções para aquecer quartos de crianças.

Temporizador e termóstato

O temporizador irá permitir ligar e desligar o aquecedor, mesmo sem estar presente. Desta forma, poderá chegar a uma casa, depois de um dia de trabalho, e descontrair numa temperatura agradável.

O termóstato permite manter uma temperatura constante, enquanto trabalha para conservar energia.

PUB PUB