A distância para a televisão: Mito ou realidade?

A distância para a televisão: Mito ou realidade?

Começamos por desmistificar uma ideia que tem rolado durante anos acerca da distância adequada para vermos televisão. Ver televisão muito perto do aparelho não faz mal aos olhos! Isto se tiver uma televisão moderna, como um LCD.

Durante anos, a comunidade médica reforçou essa ideia, baseada na questão das emissões de raios x, prejudiciais à saúde. As televisões modernas já não emitem raios x, mas de alguma forma esse mito tem perdurado.

Significa isto que deve colocar a televisão o mais perto possível de si?

Pense em quando vai ao cinema. Se entrar na sala e estiver completamente vazia, não vai sentar-se na primeira fila pois não? E possivelmente também não irá para a última. Costuma dizer-se que no meio está a virtude! O mais certo é procurar um lugar a meio da sala, onde veja bem o filme mas não se sinta esmagado pelas imagens.

Assim, a distância adequada para colocar a televisão em casa obedece aos mesmos princípios. Uma distância de conforto, que possibilite ver bem os detalhes mas sem ficar com dores de cabeça. Se cumprir com estes requisitos, a distância estará correta.

Em termos de medidas, uma boa dica é considerar uma distância de cinco vezes a largura do ecrã. Assim, se tiver um ecrã de 32”, com cerca de 70 cm de largura, a distância ótima seria à volta de 3,5 metros.

A adicionar à distância, também é importante considerar a posição da televisão face ao local onde se irá sentar. Pois também esta será responsável por uma maior ou menor fadiga ocular. Assim, a regra aqui é colocar o meio da televisão ao nível dos olhos ou ligeiramente abaixo. Ao colocar muito acima, ou muito abaixo, estará a esforçar os músculos do pescoço e dos próprios olhos.

Porque é tão importante a distância e posição da televisão?

A tensão ocular é um problema de saúde ocular que pode causar vários sintomas:

  • olhos irritados
  • problemas em focar
  • olhos secos ou lacrimejantes
  • visão desfocada
  • visão dupla
  • hipersensibilidade à luz
  • dores no pescoço, ombros ou costas

Este problema ocular pode ter várias causas, nomeadamente ver televisão numa posição ou distância inadequada. Assim, é muito importante para a nossa saúde ocular colocar a televisão no sítio certo.

Com a mudança dos tempos, já há muitas crianças e adolescentes a verem filmes em tablets e smartphones, em vez de o fazer na televisão. Tendo em conta que são monitores, os mesmos princípios aplicam-se! Colocar o aparelho a uma distância de conforto, aumentar o tamanho das letras e colocar ao nível dos olhos são algumas dicas. Mas o mais importante será ir fazendo pausas, para evitar o cansaço extremo dos olhos.

PUB PUB