Poupe energia a lavar roupa

O aquecimento da água é uma função que consome muita eletricidade nas máquinas de lavar roupa. Lavar a 60º pode representar mais do dobro do consumo de energia. Isto por oposição a uma lavagem a 20 ou 30º.

Se a máquina tiver opção de programas longos, compensa escolher esta opção, com uma temperatura mais baixa. Só este cuidado já irá reduzir bastante o consumo de energia e, em consequência, o valor da fatura de eletricidade. Mas existem outros cuidados que pode ter.

Dicas para reduzir o consumo de energia a lavar roupa

Tire as nódoas manualmente

As nódoas nem sempre saem na lavagem, o que pode resultar em várias lavagens da mesma peça, sem sucesso. Aliás, pelo contrário, por vezes a nódoa até pode “cozer” com a temperatura e fixar-se ainda mais no tecido.
Por isso, antes de lavar na máquina, lave manualmente a nódoa e, se necessário, coloque um tira-nódoas para as mais difíceis.

Carga sempre máxima

Vale a pena esperar para encher a máquina para a pôr a lavar. É que uma carga menor até pode poupar água, mas a energia é a mesma, e é aí que vai notar maiores diferenças.

Modo eco

Se a sua máquina tem um modo Eco, use-o! São geralmente ciclos curtos e suficientes para lavar a maioria da roupa.

Reveja o número de cargas

Será que precisa de fazer tantas cargas semanais? Ao fazer cargas máximas, já poderá reduzir o número, mas veja se precisa mesmo de lavar tanta roupa, tanta vez.

Desligue a máquina

Todos os eletrodomésticos consomem energia quando estão ligados à tomada, mesmo que não a uso. Se não tiver um botão, desligue mesmo da tomada. Pode poupar cerca de 10% no consumo energético da sua máquina.

Escolha eficiência

Quando considerar a compra de uma máquina de lavar roupa, tenha atenção à classe energética. As diferenças de eficiência são significativas, de classe para classe, e o investimento inicial dará frutos nas faturas da eletricidade.

Descubra as máquinas de lavar roupa que temos na nossa gama e aconselhe-se com os nossos colaboradores.

PUB PUB