Como usar um termómetro para bebé

Ter um bebé febril pode ser assustador, principalmente para jovens pais. A febre é uma forma do corpo demonstrar que algo se passa, podendo ter variadas causas.
Há muitos termómetros que podem ser usados e formas de tirar a temperatura. Qualquer que seja a forma que use, registe as temperaturas e as horas, para que consiga informar o médico pediatra.

Como usar um termómetro para bebé? 4 métodos

Na axila

Este é o método mais simples, embora não seja o mais fidedigno. Assim, se o bebé tiver menos de 3 meses, não é recomendado, por ser necessário ter uma leitura mais exata.

  1. Coloque o termómetro digital na axila do bebé, que deve estar sem roupa
  2. Se o bebé esteve ao colo, ou a tomar um banho quente, espere cerca de 15 minutos antes de medir
  3. Leia as instruções para saber a posição certa e os sons que o termómetro faz
  4. Mantenha o termómetro fixo, com a ajuda do seu braço. Pode aproveitar para contar uma história ou distrair o bebé com um brinquedo
  5. Quando ouvir o som, retire e registe a temperatura

Na orelha

O termómetro auricular mede as ondas de calor infravermelhas a partir do tímpano do bebé. Não é recomendado para bebés com menos de 6 meses, pois os canais auriculares não têm espaço para medições exatas.

  1. Coloque o termómetro auricular ligado, na orelha do bebé
  2. Se o bebé tiver mais de 1 ano, puxe ligeiramente o lóbulo da orelha, para que o canal auditivo fique mais direito, melhorando a leitura
  3. Quando ouvir o som, retire e registe a temperatura

 

No reto

Para medir a temperatura no reto, precisa de um termómetro digital multi-usos ou um termómetro real. Em qualquer dos casos, deve ter uma ponta flexível, para que seja de fácil colocação. Este método é o mais fiável, principalmente em recém-nascidos.

  1. Limpe a ponta do termómetro com álcool. Também pode limpar com água fria e sabonete. Lubrifique o termómetro com um lubrificante adequado a bebés.
  2. Deite o bebé de barriga para baixo e mantenha-o imóvel com a sua mão na zona lombar. Se o bebé se mexer muito, coloque-o de barriga para cima e com as pernas encolhidas.
  3. Coloque a ponta do termómetro gentilmente. Espere pelo sinal para retirar e registar a temperatura.

Na testa

Vai precisar de um termómetro de testa. Estes são habitualmente digitais e medem as as ondas de calor infravermelhas da artéria temporal. Esta leitura é muito fidedigna e pode ser usada em bebés com mais de 3 meses. Este tipo de termómetro para bebé é muito fácil de usar.

  1. Coloque o sensor do termómetro no centro da testa do bebé.
  2. Faça o sensor deslizar ao longo da testa, até à orelha, com o botão premido. Nunca levante o sensor da testa.
  3. Pare e liberte o botão, quando chegar à linha do cabelo.
PUB PUB