Aprender a tocar um instrumento musical – Como praticar?

Aprender a tocar um instrumento é uma ótima forma de desenvolver o raciocínio e aliviar o stress. Entre muitos outros benefícios!

Sabe-se que são precisas muitas horas para saber tocar um instrumento musical. No entanto, há formas de otimizar o tempo de prática. Para que tocar não tenha de ser uma obsessão, mas sim um prazer.

Como praticar para aprender a tocar um instrumento musical

Defina o período de tempo

O nosso cérebro precisa de descanso para ser mais eficiente. Assim, pratique cerca de 25 minutos e descanse 5.
Quando fizer a pausa, faça algo que cultive o silêncio, para que o cérebro tenha tempo de apreender o que praticou.
Qualquer que seja o tempo disponível, tente praticar todos os dias um pouco – em vez de praticar muitas horas, mas apenas um dia na semana.

Durma

Esta dica serve para quase tudo na vida, pois o sono faz parte das nossas necessidades mais básicas.
Alguns estudos mostram que o sono mais profundo, que ocorre nas primeiras horas, ajudam a memorizar informação mais teórica – no caso da música, podem ser as notas musicais ou pautas. Já o sono mais leve, que ocorre antes de acordar, ajuda a fixar os movimentos musculares, como o dedilhar na guitarra, por exemplo.

Crie uma rotina diária

Será mais fácil encontrar tempo para praticar se tiver uma rotina diária. Um tempo predeterminado, com o qual se comprometa. Afinal, somos criaturas de hábitos e, depois de entrar na rotina, já nem se irá perguntar quando tem tempo para o fazer.

Comece devagar

Não queira logo tocar peças complicadas. Só irá servir para ficar frustrado e desmotivado. Escolha peças para principiantes, para ir ganhando desenvoltura, ao seu próprio ritmo.

Crie um plano de exercícios

Se não tiver objetivos e um plano, terá menos motivação. Escreva o que faz menos bem e o que faz muito bem. E estabeleça objetivos e um plano para os atingir. Entre em competição consigo próprio!

Recolha opiniões

Faça uma apresentação à família e amigos e peça opiniões honestas. Eles poderão dizer-lhe que partes ainda não soam tão bem, para que possa identificar no que precisa de praticar.
Outra forma de o fazer é gravar vídeos e depois ver e ouvir. Terá uma melhor perceção do que consegue ou não fazer.

PUB PUB