Um rato de computador é um daqueles periféricos que compramos de forma quase automática, sem grandes considerações. Mas será que uma decisão mais ponderada e informada levará a uma compra melhor? Sem dúvida.
O que considerar antes de comprar um rato de computador
Ir ao encontro das suas necessidades
Na verdade, esta dica serve para quase tudo, mas muitas vezes esquecemo-nos dela. Na maioria dos casos, o rato comum, com 2 botões e um scroll serão o adequado. Mas há situações em que as necessidades podem exigir um rato concreto:
- gaming – se jogar é a sua atividade de eleição, invista num rato de gaming. Maior ergonomia, maior conforto e maior precisão são algumas das características
- viagem – se viaja muito com o computador, precisa de um rato compacto e wireless, mais prático de transportar e usar
Ergonomia para uso prolongado
Se usa o computador durante muitas horas, considere um rato ergonómico. Como o nome indica, é desenvolvido para encaixar na mão, reduzindo a tensão nos dedos e pulsos. Experimente alguns, pois as mãos não são todas iguais, e pode haver um modelo que é mesmo o certo para as suas.
O que importam os DPIs
Os DPIs indicam a rapidez com que o ponteiro do rato consegue ir de um lado ao outro do ecrã. À partida podemos pensar que o melhor é sempre mais, mas não é sempre assim, por exemplo:
monitores de grande dimensão, ou monitores múltiplos, beneficiam de um DPI elevado, para conseguir movimentar o rato rapidamente pelos ecrãs
em gaming, o ideal é ter um rato onde se possa regular os DPIs – por vezes pode ser bom ter elevado, para movimentos rápidos. Noutras vezes, pode ser bom ter baixo, para maior precisão e controlo
para trabalhar imagem, menor DPI será melhor, para maior controlo
Assim, para utilizadores comuns, os DPIs não será uma preocupação a considerar.
A frequência de atualização
Esta dimensão é medida em hertz e representa o número de vezes que o rato comunica a sua posição ao computador. Pode parecer relevante, mas as diferenças são tão mínimas, que possivelmente nem notará a diferença. Só os gamers deverão ter atenção a este ponto.
Com ou sem fios
Hoje em dia, os ratos wireless são tão bons como os tradicionais. A grande vantagem é a conveniência, claro, sem fios a ocupar o espaço. E a elegância da mesa de trabalho, para quem der importância a esse fator.
Agora que sabe mais um pouco sobre o que deve ter em conta ao escolher um rato de computador, pode conhecer a nossa gama alargada de ratos para computador. Certamente fará uma escolha mais informada.
Uma alternativa também interessante é o trackpad externo.
Este acessório substitui o rato, dando maior fluidez de movimentos e maior conforto.
E para um melhor uso do seu rato, junte-o a um tapete de rato que irá tornar a experiência mais confortável e eficiente.