Boas práticas em videoconferências

AE TEC viedochamada web | Auchan&Eu

As videoconferências são o novo normal para muitas pessoas em teletrabalho, alunos a aprender e famílias manterem os seus laços de proximidade. No entanto, como em tudo na vida, implicam novas formas de estar, que nem sempre são óbvias.

Conheça as boas práticas em videoconferências

Use auscultadores

Os auscultadores melhoram a qualidade do som, quer o que recebe como o que emite, através do microfone. No entanto, não é só isso que fazem. Além disso, também ajudam a abstrair do ruído em casa e também dão o sinal, a quem o rodeia, de que não pode ser incomodado.

Desligue o microfone quando não está a falar

Se todos o fizerem, a qualidade do som da reunião irá melhorar exponencialmente. Isto é especialmente verdade se não tiver auscultadores, e tiver elementos da família na mesma divisão.

Evite ter a janela atrás

A claridade vinda da janela vai dar-lhe um efeito silhueta que não melhora a qualidade da imagem. Assim, prefira estar de frente para a janela, com uma parede atrás de si. Ou, se tal não for possível, baixe as persianas na janela.

Grave a reunião com consentimento

Gravar a reunião é uma boa forma de registar o que ficou combinado, e até partilhar com outros, que não puderam estar presentes. No entanto, é essencial pedir consentimento aos participantes.

Mantenha a etiqueta

A etiqueta online é ligeiramente diferente da presencial, mas existem alguns básicos comuns. Por exemplo, não vire as costas ou bloqueie a câmara de alguma forma. E despeça-se! Afinal, se estivesse numa reunião presencial, também o faria.

Foque-se na reunião

A reunião será mais produtiva se estiver focado nela. Evite distrair-se com outros assuntos online ou offline.