A Horta Caseira de João Barbosa

Responsável com… João Barbosa

O João Barbosa, colaborador do Jumbo, para além de criador da sua própria horta em casa, é um defensor da mobilidade sustentável e responsável nas cidades.
Aficionado da bicicleta, acredita que a rede de ciclovias em Lisboa devia ser melhor estruturada e estar integrada com os arredores, como já acontece em Madrid e noutras cidades.
Para conhecer melhor o seu exemplo de horta caseira, fizemos uma visita a casa do João para conhecer melhor o seu projeto.

Exemplo responsável

Para o João a criação da horta foi uma questão de coerência com a localidade que o adotou – Loures – onde a tradição ainda é importante.
Planta ervas aromáticas e as habituais verduras no dia-a-dia de uma cozinha: salsa, coentros, manjericão, alecrim, tomilho, menta, poejos e três tipos de hortelã (a hortelã-menta, que é adocicada e por isso perfeita para sobremesas como iogurte grego sem açúcar com suspiros, a hortelã-morango, que fica fantástica na sangria e a hortelã tradicional, que usa na canja e no cozido).
Tem ainda o cebolinho, que usa para o sushi e, em breve, terá rebentos de soja, para as saladas. Quando a época o permite, o João aposta nas malaguetas, tomate cheri, morangos, mirtilhos, alfaces e erva para o seu coelho.
A rega e os trabalhos de limpar e plantar a horta fazem parte do seu ritual das manhãs de fim de semana, quando procura relaxar.

Dica responsável

Para fazer uma horta idêntica à do João, comece por avaliar o espaço que tem disponível em casa. Uma varanda abrigada e com boa exposição ao sol é o ideal.
Depois, escolha a solução que melhor se adequa ao local, instale-a e comece a plantar.
Numa procura rápida online, pode também encontrar ideias de reciclagem para fazer jardins suspensos, reutilizando recipientes e assim prolongar a vida de um resíduo.

João Barbosa é Diretor de Qualidade do Jumbo.