Saco do lixo compostável

AE Sacos compostaveis 1140 | Auchan&Eu
Maio 2020

A redução do desperdício nas nossas rotinas diárias é muito importante e é cada vez mais relevante para diminuir o impacte ambiental. Hoje já temos sistemas de recolha de resíduos de embalagem (ecoponto amarelo), papel (ecoponto azul), vidro (ecoponto verde), pilhas, resíduos elétricos e eletrónicos, óleos alimentares (em alguns municípios) e depois temos os resíduos indiferenciados.

Mas, o que fazer aos resíduos orgânicos? Como os separar de forma prática e limpa?

Lançámos um novo saco do lixo da nossa marca Auchan, um saco compostável* (em processos de compostagem caseira), composto por copoliésteres e amido de milho, ideal para a separação de resíduos orgânicos.

Os sacos de lixo Auchan degradam-se com o desperdício orgânico das refeições, plantas e outros resíduos fermentáveis. Para que o saco do lixo possa ser ele também biodegradável, é necessário garantir que a sua composição assim o permita. É o caso destes novos sacos compostáveis.

AE Sacos compostaveis completo | Auchan&Eu

Biodegradabilidade dos sacos de lixo compostáveis

A OK COMPOST HOME é a entidade que certifica que os sacos são efetivamente biodegradáveis. Assim, esta entidade garante que os produtos certificados cumprem com a norma NF T 51800. Esta estabelece que, para se considerar que um saco é biodegradável, 90% do saco se degradou ao longo de 1 ano, no máximo.

Relativamente à biodegradabilidade do copoliéster, em determinadas circunstâncias de temperatura, humidade e atividade de microorganismos, o copoliéster também é biodegradável.

* Destina-se apenas a utilização para compostagem doméstica, em compostores caseiros/ de jardim e não para acondicionamento de resíduos orgânicos destinados ao tratamento em instalações industriais.

Em tempo de pandemia, deixamos as recomendações, da Direção Geral de Saúde, relativas ao tratamento do lixo doméstico.

Assim, se for um caso confirmado ou suspeito de Covid-19, deve:

  • Utilizar um caixote do lixo com uma tampa, preferencialmente de abertura não manual (ex: com pedal). Caso não tenha um caixote de
    abertura não manual, lave as mãos antes e depois da sua utilização
  • Ter um saco de plástico dentro do caixote. Este saco deve ser cheio até no máximo 2/3 da sua capacidade
  • Fechar bem o saco de plástico com dois nós bem apertados e, preferencialmente, com um atilho ou adesivo. O primeiro saco de plástico deve ser colocado dentro de um segundo saco, igualmente bem fechado
  • Os resíduos nunca devem ser calcados, nem deve apertar o saco para sair o ar
  • Limpar e desinfetar os caixotes do lixo com regularidade
  • Estes resíduos devem ser descartados em contentores coletivos de resíduos, após 24 horas da sua produção (nunca no ecoponto)
AE Resp residuos cartaz imagem | Auchan&Eu