Congelar alimentos é uma ótima forma de reduzir o desperdício alimentar! Porque por vezes compraram-se demasiados frescos, ou um vizinho ou família trouxeram alimentos, ou até sobrou comida de uma festa. Quase tudo pode ser congelado, enquanto mantém as propriedades e consistência, e talvez se surpreenda com alguns alimentos que pode congelar.
7 alimentos ou comidas que pode perfeitamente congelar
Arroz
É mais fácil do que possa imaginar. Coloque o recipiente, onde cozinhou o arroz, em água fria, tape e leve ao congelador no máximo até 1h depois da cozedura. Quando quiser comer, é só colocar no frigorífico, para ir congelando devagar e depois aquecer normalmente.

Ovos
Inteiros, ou com a clara e a gema separadas é só levar ao congelador numa caixa com tampa.
Deixamos algumas receitas com claras e gemas, em separado, para que nunca desperdice quando usar só uma das partes do ovo:

Laticínios
Uma sobra de um pacote de leite, ou uma manteiga que se usou numa receita, por vezes ficam esquecidos no frigorífico e começam a estragar-se. Não tenha medo de congelar, seguindo os seguintes conselhos:

- Leite – congele em recipientes plásticos, de preferência pequenos para que, não só ocupem pouco espaço, como também seja mais rápido de descongelar. Deixe sempre um espaço no recipiente, pois o leite ganha volume quando congela e pode levar a embalagem a rebentar. Antes de beber, e depois de congelado, mexa bem e consuma no espaço de 1 dia
- Natas – leve ao congelador em recipientes de plástico, depois de batidas, pois facilita a congelação
- Manteiga – pode congelar em unidades individuais, para usar em cozinhados. É uma ótima opção para quem só use manteiga na culinária
- Iogurte – coloque em recipientes plásticos. Ou então em moldes com pauzinho, para um gelado saudável!
- Queijo – se usar muito como topping, o ideal é ralar primeiro. Se adora comer às fatias, mas sobrou de algum evento, pode simplesmente cortar aos bocados e deixar no congelador, consumindo à medida que quer
Fruta e vegetais
Provavelmente onde há mais dúvidas na congelação, e de facto nem todos podem ser congelados. Assim, os vegetais com muita água não ficam em condições, como seja a alface ou o pepino, mas também existem exceções, como a melancia. De resto, de um modo geral, poderá congelar fruta e vegetais, optando por preparar e facilitar uma refeição de outro dia, ou simplesmente para conservar.

As maçãs podem ser cortadas às tiras e levadas a ferver, colocando-se depois num recipiente para ir ao congelador. Os citrinos pode congelar às fatias, ou tirar o sumo e congelar em cuvetes de gelo.
Nos vegetais, pode por exemplo congelar cenouras cozidas ou só escaldar cenouras cruas, deixar arrefecer e congelar. Uma ideia prática é também preparar logo uma mistura para sopa ou refogados.
Batatas
Podem ser congeladas em qualquer tipo de confeção. E se estiverem cruas, basta escaldar em água a ferver, e ficam prontas a ir ao congelador.

Ervas aromáticas
Não duram nada pois não? Antes de congelar, e assim que as compre, coloque num copo com água, embrulhadas num saco de plástico, que fique com as pontas dentro de água. Duram muito mais!
Para congelar, pode levar inteiras, ou cortar aos bocadinhos, colocando em pequenos sacos ou em cuvetes de gelo.

Pão ou bolos
Pão fresco sempre disponível! Basta cortar às fatias, dar uma pancadinha no balcão, para que não se colem, e levar ao congelador num saco de pano. Depois é só tirar as fatias que pretende e ir desfrutando. Se estiver com pressa, pode levar à torradeira, a descongelar. Se tirar com tempo, é só deixar descongelar naturalmente.

O mesmo se aplica a croissants ou bolos, que também podem ser cortados às fatias.
Conheça todas as dicas e conselhos que vamos partilhando para, juntos, reduzir o desperdício alimentar.