7 resoluções para poupar o ambiente no seu local de trabalho

Ano novo, vida nova! Se poupar o ambiente está na sua lista de prioridades, leve esta resolução também para o local de trabalho.

Um dos aspetos na ordem do dia é a redução do plástico descartável. Ao adotar esta medida, estará a fazer a sua parte. Veja esta e outras sugestões para reduzir o impacto no clima.

Resoluções para poupar o ambiente no local de trabalho

Recicle as garrafas de plástico

Ou, melhor ainda, troque-as por uma reutilizável. Se não forem recicladas, as garrafas de plástico demoram até 450 anos a decompor-se. E, tendo em conta a quantidade de plástico que já está nos nossos oceanos, o melhor mesmo é evitar comprar garrafas de água.

Pode investir numa boa garrafa de vidro, ou metal, para ter sempre consigo e ir enchendo ao longo do dia.

Chávena para o café

Um café de manhã e outro depois de almoço. Identifica-se com este cenário? O problema é que, normalmente, as máquinas disponíveis nos escritórios dispensam um copo de plástico por café. Assim, pondere usar a sua própria chávena, para assim reduzir o plástico.

Veja este exemplo concreto. Se num escritório, com aproximadamente 400 trabalhadores, todos beberem dois cafés por dia, a redução de plástico será de 3 mil toneladas, por ano.

Leve marmita

Cozinhar em casa é sempre mais económico. Além disso, pode escolher opções mais saudáveis e sustentáveis, e ainda evitar desperdício e emissões de CO2.

Por exemplo, pode cozinhar ao domingo o suficiente para vários dias. Desta forma, irá poupar trabalho durante a semana, e fazer várias refeições para levar na marmita.

Use transportes públicos ou faça carsharing

Mesmo que não viva próximo do trabalho o suficiente para ir de bicicleta, ou a pé, considere usar os transportes públicos. É um tipo de transporte muito mais amigo do ambiente. E, por outro lado, evitará os engarrafamentos, que diminuem a qualidade de vida de todos.

Pode ainda optar por combinar com colegas, que façam o mesmo trajeto, assim reduzindo a pegada de carbono e aliviando a carteira.

Desligue o computador

Configure as definições de energia da sua máquina para colocar o ecrã a dormir, sempre que possível. No fim do dia, todavia, desligue sempre o computador.

É verdade que as máquinas modernas consomem pouca energia em modo stand by. No entanto, se somarmos esses pequenos watts de milhões de PCs em stand by, vemos que a fatura energética é enorme.

Poupe no papel

Precisa mesmo de imprimir esse documento? Ou será que pode tê-lo apenas em formato digital?

Tente manter o máximo possível dos seus documentos em formato digital. E, se precisar mesmo de imprimir, não se esqueça de configurar a impressora para usar os dois lados da folha. Para além disso, a acumulação de papel nas secretárias acumula pó e ácaros, nada benéficos para a qualidade do ar circundante.

Desligue as luzes

Mesmo que a sua empresa já tenha lâmpadas LED (que gastam muito menos que as incandescentes tradicionais), não faz sentido deixar as luzes ligadas quando não está ninguém numa sala. Assim, não se esqueça de as desligar, e convença os seus colegas a ter isto em atenção, se for o caso.