Óleos alimentares natalícios com destino ecológico no Jumbo

Dezembro, 2016

A promoção da separação e deposição conveniente dos óleos alimentares é um tema ao qual o Jumbo tem vindo a dar destaque.

Em Portugal, o principal destino dos óleos usados é a rede de esgotos. No entanto, esta prática tão comum nos lares portugueses tem um imenso impacte negativo no ambiente.

Ao deitar os óleos alimentares pelo esgoto, tem grandes probabilidades de danificar os canos e potenciar o aparecimento de pragas. Por outro lado, a gordura que envia pelo cano acaba por ficar retida nos filtros das ETARS, o que vai dificultar muito o tratamento das águas. Um litro de óleo alimentar pode contaminar milhares de litros de água.

No entanto, após reciclagem, os óleos alimentares usados podem ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis e contribuindo ainda para reduzir as emissões de CO2.

Na época festiva que se aproxima é tradição o consumo de muito fritos, pelo que o volume gerado de óleos alimentares usados sofre um aumento significativo. Assim, saiba que nas lojas Jumbo e Pão de Açúcar pode fazer a entrega destes óleos, que serão valorizados e transformados em diversas aplicações, poupando assim o ambiente e os recursos naturais.