Divulgação da campanha para reciclagem de óleos alimentares usados

Outubro, 2016

O Jumbo juntou-se à divulgação de uma campanha de sensibilização sobre óleos alimentares usados com o objetivo de promover a separação e deposição destes resíduos nos oleões. Sob o mote “vamos moldar um planeta mais limpo”, esta campanha desenvolvida pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) estará presente em mais de 720 lojas por todo o país e meios online.

O óleo alimentar usado pode ser transformado em biodiesel, sabão, velas, entre outras aplicações. Para a sua reciclagem basta que seja colocado numa garrafa de plástico, que deverá ser depois depositada num oleão.

Nas lojas Jumbo recebemos os óleos alimentares usados, tendo já encaminhado para reciclagem centenas de litros, evitando assim a contaminação dos efluentes líquidos com este resíduo de difícil tratamento.

De acordo com a análise realizada em 2015 pelo Centro de Estudos da Universidade Católica para a APED, 21% dos inquiridos utiliza oleões ou pontos de recolha municipais e 22% utiliza os pontos colocados em super/hipermercados. Contudo, uma parte significativa da população (31%) continua a despejar os óleos alimentares usados nos esgotos, com estes números a apontar para a necessidade de reforçar estas campanhas de sensibilização dirigidas sobretudo à população “não separadora”.