Wellington de lentilhas sobre puré de maçã

AE VS wellington lentilhas web | Auchan&Eu
Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 4 a 6 pessoas
Download receita

Uma receita maravilhosa, deliciosa e bonita. E o puré de maçã dá-lhe um toque bem especial!

Energia (kcal) :
444
Lípidos (g) :
15
Saturados (g) :
5
Hidratos de Carbono (g) :
54
Açúcares (g) :
13
Fibras (g) :
10
Proteínas (g) :
18
Sal (g) :
1,2

Preparação

  1. Base:
    Corte o alho francês na longitudinal, passe por água e pique grosseiramente. Limpe e lave os cogumelos e a beterraba. Pique grosseiramente os cogumelos e rale a beterraba. Lave as lentilhas coral em água corrente e deixe escorrer no escorredor de trama fina.

  2. Aqueça um wok, adicione o azeite e, de seguida, o alho francês e os cogumelos. Refogue um pouco e, de seguida, adicione as lentilhas coral, vá envolvendo e vá adicionando a água aos poucos, até as lentilhas ficarem moles, em lume médio. No final, adicione a beterraba ralada e os temperos; pimentão doce, cominhos, pimenta, sal marinho e salsa picada.

  3. Retifique os temperos, se necessário, triture ligeiramente de forma a ficar um preparado homogéneo e deixe arrefecer totalmente.

  4. Estenda a massa folhada num tabuleiro de ir ao forno e preaqueça o forno a 200ºC. Numa tacinha, misture o açafrão das índias com 1 c. de chá de azeite. Sobre a massa folhada, adicione o preparado das lentilhas de forma cilíndrica e faça um rolo fechado em todos os lados. Se pincelar as beiras com água, fecha muito melhor.

  5. Pincele a massa folhada com a mistura do açafrão das índias e o azeite e de seguida salpique com orégãos secos e sementes. Leve ao forno entre 30 a 40 minutos.

  6. No momento de servir, deixe arrefecer um pouco e fatie com uma largura de 2 cm (+/-). Sirva sobre lágrima de puré de maçã.

  7. Puré de maçã:
    Lave as maçãs, tire o caroço e o pedúnculo. Corte aos quadrados e leve a cozer em lume médio, com a água e pau de canela. Quando estiverem cozidas, retire o pau de canela e triture tudo.
    Dica do chefe:
    Acompanhe com espinafres cozidos a vapor, vai deliciar-se com a mistura dos sabores em dias festivos.

Dica do nutricionista

Neste Wellington vegetariano a beterraba, juntamente com as lentilhas, os cogumelos e o alho francês, tem papel de destaque. Sabia que a beterraba é rica em fibra e em folatos e que é fonte de proteína, hidratos de carbono, vitamina C e potássio?

A sua composição nutricional está associada a vários benefícios para a saúde, nomeadamente o normal funcionamento intestinal e do sistema imunitário, a atividade antioxidante e a redução da fadiga e cansaço.