Tots de salmão e batata

Ingredientes
- 400 g batata branca
- 1 c. sopa azeite
- 250 g salmão cozinhado
- 2 c. chá cebolinho picado ou cebola roxa
- 2 c. chá sumo de limão
- 1 c. sopa salsa ou coentros picados
- 1/2 chávena ervilhas congeladas
- 2 ovos
Preparação
-
Comece por cozer a batata sem casca até ficar tenra, escorra e esmague com a ajuda de um garfo, ou triture num processador de comida juntamente com o azeite. Reserve.
-
Cozinhe o salmão (pode grelhar ou assar no forno), deixe arrefecer e desfie em pedaços. Reserve.
-
Pique o cebolinho ou a cebola, a salsa ou os coentros bem finos. Reserve.
-
Junte o puré, o salmão, a cebola e as ervas numa tigela e misture. Adicione um ovo e volte a misturar.
-
Forme pequenas bolas (tipo almôndegas) e achate, de forma a obter pequenos cilindros, coloque num tabuleiro e leve ao frigorífico durante cerca de 20 minutos (o arrefecimento irá ajudar os tots a ficarem mais firmes e serão mais fáceis de cozinhar e manter a forma).
-
Coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com o outro ovo batido e leve ao forno preaquecido a 180ºC, durante cerca de 20 minutos, ou até ficarem dourados.
-
Retire e sirva de imediato, acompanhado de ervilhas cozidas.
Dica do chefe:
Esta receita é bastante flexível e pode ser feita com atum, frango desfiado e outros legumes - cenoura, brócolos, etc. Os tots podem ser congelados (já cozinhados) até 2 meses.
Dica do nutricionista
Aos 7 ou 8 meses o bebé já come várias coisas, e começa a querer comer sozinho. Não conseguindo ainda manusear a colher corretamente, é com as mãos que o quer fazer, o que não é mau. Deixar o bebé comer com as mãos tem vários benefícios, nomeadamente desenvolvimento das habilidades motoras finas, da coordenação olho/mão, da curiosidade natural sobre os alimentos e da independência no geral. Estes tots são excelentes para o bebé comer sozinho. Experimente!