Tarte maçã com mousse gelada de castanha

Ingredientes
- Para a base:
- 2 bananas
- 1 chávena aveia
- 3 c. sopa farinha de coco
- A gosto canela
- Para o recheio:
- 2 maçãs
- q.b. água
- A gosto canela
- 1 maçã partida
- Para a mousse gelada:
- 2 bananas congeladas
- 1 chávena castanhas congeladas
- 1 iogurte natural
Preparação
-
Comece por esmagar as bananas. Adicione a aveia, a farinha de coco e a canela e mexa bem.
-
Quando obtiver uma massa consistente, coloque em forminhas e espalhe com a ponta dos dedos.
-
Leve ao forno a 180ºC, durante 30 minutos.
-
Coloque as 2 maçãs descascadas, canela e um pouco de água, num liquidificador. Triture até obter a consistência de um puré e reserve.
-
Corte finamente a maçã que lhe resta e reserve.
-
Quando retirar as bases do forno, coloque o recheio e decore com a maçã laminada. Polvilhe com canela e leve ao forno por mais 15 minutos.
-
Para fazer o gelado, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e triture até ficar homogéneo. Sirva como acompanhamento das tartes.
Dica do nutricionista
A castanha é um alimento clássico desta altura do ano, maioritariamente composto por água (cerca de metade da sua composição) e hidratos de carbono. A castanha é isenta de glúten e tem um valor baixo de gorduras (lípidos) na sua composição. Quando cozinhada de forma simples (cozida ou assada), é um alimento bastante saciante. Isto devido ao seu teor de fibra e hidratos de carbono. A castanha tem ainda um valor bastante significativo de vitamina C na sua composição. Fornece metade da dose de referência, com apenas 100 g. No entanto, a vitamina C é sensível ao calor. Desta forma, deve tentar cozinhar as castanhas a baixa temperatura, ou por pouco tempo. Desta forma, conseguirá obter o máximo possível desta vitamina, tão importante para o seu sistema imunitário.