Risoto de Shitake

Ingredientes
- Base:
- 200 g arroz integral
- 250 g cogumelos Shitake
- 70 g cebola
- 1 dente de alho
- 1 c. sopa alecrim seco
- 1 c. sopa azeite
- 1 c. sopa shoyu
- q.b. cebolinho picado
- 600 ml água
- Caldo aromático com legumes:
- 120 g rama mais verde do alho francês
- 60 g cenoura
- 700 ml água
- 1 c. sopa azeite
- 1 c. chá sal marinho
Preparação
-
Base:
Demolhe o arroz integral de um dia para o outro. -
Depois escorra a água, passe num peneiro de trama fina, lave e coza nos 600 ml de água a ferver, em lume médio, até a água desaparecer. Retire do lume e arrefeça num peneiro de trama fina.
-
Caldo aromático com legumes:
Lave a cenoura e a rama do alho francês, corte em quadrados pequenos. Aqueça uma panela, adicione a colher de sopa de azeite e refogue os legumes até ficarem macios. Adicione a água e o sal e ferva por 5 minutos.
Triture o caldo aromático e reserve, mantendo-o quente. -
Risoto:
Descasque a cebola e o alho e pique ambos. Lave e limpe os cogumelos e lamine-os. Reserve 4 cogumelos, laminados, para desidratar. -
Aqueça um wok, adicione o azeite, o alho e a cebola. Refogue em lume médio, envolvendo, até a cebola ficar translúcida.
-
De seguida adicione o alecrim picado e os cogumelos laminados. Continue a envolver, reduzindo o lume até os cogumelos começarem a largar água.
-
De seguida, adicione uma colherada de arroz cozido e envolva. Junte também uma boa colherada de caldo (concha de sopa), ao arroz e envolva novamente, até evaporar o caldo.
-
Vá adicionando arroz e caldo sucessivamente, até não haver mais caldo. No final adicione uma colher de sopa de shoyu e envolva.
-
À parte, desidrate, numa frigideira quente, os cogumelos laminados de sobra, até perderem a água/murcharem. Decore por cima do empratamento do risoto e cebolinho picado.
Dica do chefe:
Acompanhe com verdes salteados em alho ou cozidos a vapor. Exemplos: Couve Kale, coração, lombarda, penca, espinafres...
Esta receita também é uma forma de aproveitar o arroz cozinhado quando sobra.
Dica do nutricionista
Uma alimentação de base vegetal tem vindo a ter cada vez mais adeptos. Esta receita é apta para pessoas que seguem uma alimentação vegetariana estrita ou vegan, que inclui apenas alimentos de base vegetal e exclui todo o tipo de produtos de origem animal.
Independentemente do tipo de dieta que segue, lembre-se que ela deve ser completa, variada e equilibrada. Isto também é possível numa dieta estritamente vegetariana. Informe-se e seja saudável!