Queijo de tremoço

Ingredientes
- 250 g tremoços cozidos
- 50 ml água
- 2 c. sopa farinha de araruta
- 2 c. sopa levedura de cerveja
- 1 c. sopa azeite
- 1 c. sopa óregãos secos
- 1 dente de alho descascado
Preparação
-
Comece por passar por água corrente os tremoços. Retire a casca e passe de novo por água num peneiro de trama fina, para retirar o excesso de sal.
-
De seguida, pique o alho e adicione num processador juntamente com os tremoços, a água, o azeite e os orégãos. Triture tudo até obter um preparado homogéneo.
-
De seguida, leve uma frigideira ao lume. Adicione o preparado e a farinha de araruta, envolva e amasse suavemente até ficar uma massa ligeiramente compacta. Desligue o lume, adicione a levedura de cerveja e envolva novamente.
-
Estenda uma pequena folha de película transparente na tábua de cozinha. Adicione o preparado, enrole-o de forma cilíndrica, isolando-o bem, e leve ao frigorífico, entre 20 a 30 minutos, para ficar firme.
Dica do chefe:
Conserva no frigorífico durante 5 dias.
Dica do nutricionista
O tremoço é uma leguminosa, que apresenta uma quantidade considerável de proteína, incluindo lisina (um aminoácido essencial), fósforo, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B e vitamina E.
Para além disto, 86% do seu teor de gordura são gorduras insaturadas. Nomeadamente ácido oleico, que é também encontrado no azeite, e ácido linoleico, mais conhecido por ómega 6.
O tremoço tem ainda um elevado teor de fibra, pelo que o seu consumo pode ter influência no controlo dos níveis de colesterol, na regulação do trânsito intestinal e no controlo do apetite.
Deve, porém, ter em atenção que o tremoço só deve ser consumido depois de cozido, uma vez que ele tem na sua composição alcalóides, que têm efeitos efeitos neurotóxicos e hepatotóxicos.