Peito de peru recheado com castanhas e cogumelos

AE VS peru recheado web | Auchan&Eu
Auchan e Chef José Serrano
  • Médio
  • Mais de 1 hora
  • 6 pessoas
Download receita

Esta receita do Chef Serrano é uma boa alternativa ao peru completo, para uma refeição em famílias mais pequenas. Experimente!

 

 

Veja aqui na íntegra o nosso workshop com a receita passo a passo.

Energia (kcal) :
578
Lípidos (g) :
11
Saturados (g) :
3
Hidratos de Carbono (g) :
66
Açúcares (g) :
13
Fibras (g) :
11
Proteínas (g) :
48
Sal (g) :
2,13

Preparação

  1. Castanhas assadas - Tempere as castanhas com sal, erva doce em pó, mel, e um fio de azeite. Leve a assar durante 30min a 180 graus.

  2. Batatas - Lave as batatas, tempere de sal, pimenta, colorau, alecrim, tomilho e dentes de alho esmagado com casca. Misture todos os ingredientes.

  3. Cogumelos - Arranje e corte grosseiramente os cogumelos

  4. Chalotas - Descasque as mesmas e reserve

  5. Mirepoix - Lave a cenoura, a cebola, o alho francês e o aipo, descaque e corte grosseiramente.

  6. Farce de castanhas e cogumelos - Colocar num robot de cozinha as castanhas assadas, os cogumelos, aparas do peito de peru, um ovo cru, um cálice de vinho Madeira e tempere de tomilho, alecrim, sal e pimenta.

  7. Peito de Peru - Abra em forma de leque, tempere de sal e pimenta e coloque o recheio no meio. Feche o peru e ate com fio de norte.

  8. Confeção
    Num tabuleiro para ir ao forno coloque uma cama de mirepoix e por cima coloque o peito de peru recheado. À volta coloque as batatas temperadas e, por cima, as chalotas e leve ao forno a assar a 170º durante 1h20m.

  9. Numa frigideira ao lume salteie os cogumelos e o tomate cherry temperados com alho esmagado com casca, tomilho, alecrim, sal e pimenta.

  10. Retire o Peito de Peru do forno e fatie. Coloque as batatas numa travessa, em seguida o peito de peru fatiado, junte as chalotas e tomate cherry com os cogumelos salteados.

  11. Numa frigideira, salteie o mirepoix com os sucos que ficaram no tabuleiro. Adicione um pouco de Vinho Madeira e umas nozes de manteiga e triture.

  12. Sirva o Peito de Peru, quente, com os legumes, as batatas e o molho dando a todos o seu amor, esforço e dedicação.

Dica do nutricionista

O peru recheado é um clássico do Dia de Natal. Este ano, em que se pretende que o Natal seja comemorado em grupos mais pequenos, em vez de rechear um peru inteiro, pode ser melhor opção seguir esta sugestão de peito de peru. Esta é uma receita nutricionalmente muito equilibrada onde se utiliza uma carne magra e onde se recorre ao assado e salteado como formas de confeção, utilizando maioritariamente o azeite como gordura. Sugerimos que acompanhe este prato com legumes salteados ou uma salada e relembramos que um prato saudável é aquele que, quando dividido em partes, 1/2 deve conter salada ou legumes, 1/4 deve conter a fonte de proteína (neste caso o peru) e o outro 1/4 deve conter o hidrato de carbono (neste caso sugere-se batata assada).