Peito de peru recheado com castanhas e cogumelos

Ingredientes
- 1 kg peito de peru
- 1 cenoura
- 100 g alho francês
- 50 g aipo
- 1 cebola
- 400 g castanhas
- 100 g cogumelos Paris
- 100 g cogumelos Pleurotus
- 100 g cogumelos Marron
- 1 kg batatas Amandine
- q.b. tomilho fresco
- q.b. alecrim fresco
- 250 g chalotas
- q.b. erva doce em pó
- q.b. tomate cherry
- 1 cabeça de alho
- 2 folhas de louro
- q.b. vinho da Madeira
- q.b. sal
- q.b. pimenta preta
- q.b. manteiga
- q.b. azeite
Preparação
-
Castanhas assadas - Tempere as castanhas com sal, erva doce em pó, mel, e um fio de azeite. Leve a assar durante 30min a 180 graus.
-
Batatas - Lave as batatas, tempere de sal, pimenta, colorau, alecrim, tomilho e dentes de alho esmagado com casca. Misture todos os ingredientes.
-
Cogumelos - Arranje e corte grosseiramente os cogumelos
-
Chalotas - Descasque as mesmas e reserve
-
Mirepoix - Lave a cenoura, a cebola, o alho francês e o aipo, descaque e corte grosseiramente.
-
Farce de castanhas e cogumelos - Colocar num robot de cozinha as castanhas assadas, os cogumelos, aparas do peito de peru, um ovo cru, um cálice de vinho Madeira e tempere de tomilho, alecrim, sal e pimenta.
-
Peito de Peru - Abra em forma de leque, tempere de sal e pimenta e coloque o recheio no meio. Feche o peru e ate com fio de norte.
-
Confeção
Num tabuleiro para ir ao forno coloque uma cama de mirepoix e por cima coloque o peito de peru recheado. À volta coloque as batatas temperadas e, por cima, as chalotas e leve ao forno a assar a 170º durante 1h20m. -
Numa frigideira ao lume salteie os cogumelos e o tomate cherry temperados com alho esmagado com casca, tomilho, alecrim, sal e pimenta.
-
Retire o Peito de Peru do forno e fatie. Coloque as batatas numa travessa, em seguida o peito de peru fatiado, junte as chalotas e tomate cherry com os cogumelos salteados.
-
Numa frigideira, salteie o mirepoix com os sucos que ficaram no tabuleiro. Adicione um pouco de Vinho Madeira e umas nozes de manteiga e triture.
-
Sirva o Peito de Peru, quente, com os legumes, as batatas e o molho dando a todos o seu amor, esforço e dedicação.
Dica do nutricionista
O peru recheado é um clássico do Dia de Natal. Este ano, em que se pretende que o Natal seja comemorado em grupos mais pequenos, em vez de rechear um peru inteiro, pode ser melhor opção seguir esta sugestão de peito de peru. Esta é uma receita nutricionalmente muito equilibrada onde se utiliza uma carne magra e onde se recorre ao assado e salteado como formas de confeção, utilizando maioritariamente o azeite como gordura. Sugerimos que acompanhe este prato com legumes salteados ou uma salada e relembramos que um prato saudável é aquele que, quando dividido em partes, 1/2 deve conter salada ou legumes, 1/4 deve conter a fonte de proteína (neste caso o peru) e o outro 1/4 deve conter o hidrato de carbono (neste caso sugere-se batata assada).