Pataniscas de bacalhau saudáveis

Ingredientes
- 600 g bacalhau
- 100 ml cerveja
- 50 g cebola
- 1 dente de alho
- 80 g farinha
- 2 ovos
- 15 g salsa
- 125 g mistura de alfaces
- 2 toranjas
- q.b. pimenta preta
- q.b. azeite
- q.b. vinagre balsâmico
- q.b. sal
Preparação
-
Preparação:
Coza e retire as espinhas, pele e lasque o bacalhau. -
Descasque e pique a cebola e o dente de alho.
-
Corte o tomate em cubos sem grainhas.
-
Lave e pique a salsa.
-
Descasque e retire os gomos e o sumo da toranja.
-
Parta os ovos e separe as gemas das claras.
-
Confeção:
Nma tijela bata as claras em castelo e reserve. -
Num recipiente, misture farinha, cerveja, gema de ovo, cebola, salsa, alho e bacalhau. Tempere de sal e pimenta. Em seguida envolva as claras em castelo.
-
Coloque uma frigideira antiaderente ao lume. Adicione um fio de azeite e coloque colheres de massa separadamente, para fazer as pataniscas. Deixe cozinhar lentamente, 3 a 4 minutos e vire para o outro lado.
-
Coloque num tabuleiro com papel de cozinha para secar as pataniscas.
-
Acompanhe com uma salada de mescla de alfaces, coentros e toranja.
Dica do nutricionista
Aqui está uma das mil e uma receitas possíveis com bacalhau. Em termos nutricionais, este é um peixe único: quando bem demolhado e cozido, o bacalhau é rei entre os restantes peixes, no que diz respeito ao fornecimento de proteína. Em cada 100 g de bacalhau cozido, estão presentes 26 g de proteínas de alto valor biológico, que fornecem todos os aminoácidos essenciais, importantes nas mais várias funções biológicas e metabólicas do nosso corpo. Esta quantidade representa mais de 50% da Dose de Referência para um adulto.
Para além disto, o bacalhau tem apenas 0,1 g de gordura nas mesmas 100 g de peixe cozido. De salientar ainda que tem teores interessantes de vitamina B12, vitamina D, cálcio, fósforo, magnésio e zinco e que é rico em selénio, sendo que 1 posta de bacalhau cozido garante 70% da dose de referência deste mineral um potente antioxidante.