Moamba de galinha

moamba web2 | Auchan&Eu
Jumbo
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Esta receita vem-lhe relembrar toda a riqueza e diversidade de paladares da cozinha tradicional angolana. Não deixe de provar.

Energia (kcal) :
400
Lípidos (g) :
14
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
36
Açúcares (g) :
7
Fibras (g) :
6
Proteínas (g) :
30
Sal (g) :
1,7

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Limpar e cortar a galinha em pedaços. Temperar com o sal.

  2. Levar ao lume com a cebola e o alho, descascados e picados, o louro, o tomate limpo de sementes e picado, o azeite, o sumo de 1 limão e piripiri.

  3. Levar a lume moderado a estufar e agitar os ingredientes no tacho, pontualmente. Descascar e cortar em pedaços as beringelas e as curgetes. Juntá-las à galinha, quando esta começar a ficar tenra. Voltar a agitar o tacho cuidadosamente e deixar cozer. Quando a galinha estiver quase cozida, juntar os quiabos previamente limpos e cortados em rodelas.

  4. Engrossar adicionando um pouco de farinha de milho dissolvida em água e deixar cozinhar. À parte, colocar 1 litro de água ao lume e deixar ferver.

  5. Numa taça à parte, desfazer metade da farinha em água morna. Juntar à água que levantou fervura, mexer e juntar o resto da farinha aos poucos, mexendo sempre, em lume moderado.

  6. Deixar ferver durante 5 minutos, obtendo um creme espesso.

  7. Servir o creme de farinha com o estufado de galinha e vegetais.

Dica do nutricionista

Entre os vegetais o quiabo é um dos que apresenta maior teor de fibra, a par de algumas variedades de couves. Tem alto teor em vitamina C e ácido fólico e é fonte das vitaminas B1 e B6. A nível de minerais é fonte de cálcio, potássio e magnésio.