Legumes à Brás

AE VS legumes bras web | Auchan&Eu
Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

A famosa receita À Brás, recriada só com legumes, num prato vegan cheio de cores e sabores.

Energia (kcal) :
258
Lípidos (g) :
9
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
35
Açúcares (g) :
13
Fibras (g) :
9
Proteínas (g) :
5
Sal (g) :
1,60

Preparação

  1. Lave, limpe os legumes e descasque as batatas e a cebola.

  2. Preaqueça o forno a 180ºC.

  3. Lamine as batatas e corte aos palitos, adicione num tabuleiro de ir ao forno, tempere com 1 c. de sopa de azeite, orégãos e sal. Envolva e asse entre 20 a 30 minutos ou até os palitos ficarem secos.

  4. Lamine os restantes legumes e corte em palitos o nabo e a cenoura.

  5. Aqueça um sauté, adicione 1 c. de sopa de azeite e adicione a cebola até alourar e, de seguida, o nabo e a cenoura. Envolva até perderem um pouco de água e adicione os cogumelos e a couve. Envolva bem, até os cogumelos perderem água. Confirme se os legumes estão cozinhados, mas não em excesso.

  6. Tempere com a pimenta e açafrão e adicione “as natas”, envolva e desligue o lume. Retifique os temperos se necessário.

  7. Adicione os palitos das batatas e as ervas aromáticas e envolva novamente.

  8. Sirva com azeitonas descaroçadas e picadas.
    Dica do chefe:
    Por vezes, temos alguns vegetais que sobram e, em vez de adicionarmos na sopa, podemos recriar uma receita apelativa, prática e deliciosa.

Dica do nutricionista

Ricos em fibra, vitaminas e minerais, os legumes devem estar sempre presentes ao almoço e ao jantar, quer numa sopa, quer no prato. Sabia que um prato saudável deve ter metade do seu espaço ocupado com uma salada ou legumes? Mas também pode incluir legumes na sua alimentação recreando pratos típicos, como é o caso nesta proposta da Chef Alexandra Mendes Ribeiro. Saiba mais sobre como incluir legumes na sua alimentação.