Grelos salteados com batata doce e beterraba assadas

grelos salteados | Auchan&Eu
Auchan e Leonete Rodrigues
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Para um prato nutritivo bem “verde” e com um sabor agradável, nada como saltear grelos e assar beterraba e batata doce para acompanhar!

Energia (kcal) :
337
Lípidos (g) :
11
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
49
Açúcares (g) :
16
Fibras (g) :
9
Proteínas (g) :
6
Sal (g) :
1,4

Preparação

  1. Pré aquecer o forno a 200º.

  2. Começar por torrar as sementes de girassol numa frigideira (ir mexendo, durante 2 a 3 minutos). Deixar arrefecer num prato.

  3. Descascar a beterraba e cortar em cubos pequenos (cerca de 1,5cm). Temperar os cubos de beterraba com 1/2 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de ervas de Provence e 1/2 colher de café de sal. Envolver bem todos os cubos e levar ao forno num canto de um tabuleiro (no restante tabuleiro irá adicionar-se os cubos de batata doce).

  4. Colocar uma panela com água (cerca de 3 litros) e 1//2 colher de café de sal ao lume e tapar. Lavar bem os grelos e, quando a água estiver a ferver, juntar os grelos e deixá-los cozer durante 20 minutos com a panela destapada. Passado este tempo, escorrer a água e passar os grelos por água fria para parar a cozedura.

  5. Descascar a batata doce e cortar em cubos (cerca de 1,5cm). Temperar os cubos com 1/2 colher de sopa de azeite, 1 colher de sobremesa de ervas de Provence, 1 colher de chá de Paprika, 2 dentes de alho esmagados e pimenta preta. Envolver tudo muito bem e adicionar ao tabuleiro da beterraba. Quando os cubos de batata doce estiverem macios, desligar o forno (cerca de 20 a 25 min).

  6. Numa frigideira, juntar 1 colher de sopa de azeite e 3 dentes de alho finamente picados. Quando estiverem ligeiramente alourados, juntar os grelos grosseiramente picados e salteá-los durante cerca de 3 min.

  7. Para servir, começar por colocar uma camada de grelos no centro do prato, adicionar os cubos de batata doce e de beterraba e finalizar com as sementes de girassol torradas.

  8. Dica do Chef:
     
    1 - De modo a não haver transferência de cores, deve colocar os ingredientes no tabuleiro separados fisicamente.

    2 - Para ficarem suaves, os cubos de beterraba precisam de cerca de 20 minutos a mais a cozinhar do que a batata doce.

Dica do nutricionista

Esta receita pode fazer parte das suas refeições principais, se adicionar uma fonte proteica (carne, peixe, ovos ou susbtitutos vegetais – tofu, seitan, soja). Ou então pode servir de entrada (meia porção), sendo uma alternativa vegan adequada a todos os gostos.