Feijoada com pleurotus

Ingredientes
- 3 chávenas feijão branco cozido
- 250 g cogumelos pleurotus
- ½ couve-coração
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 tomate maduro
- 1 chávena caldo de cozer o feijão ou de água
- pimentão-doce q.b
- cominhos q. b.
- 2 c. sopa azeite
- 1 c. café sal marinho
- q.b. salsa picada
- q.b. funcho picado
- q.b. coentros picados
Preparação
-
Escorra o feijão (se usar de conserva, passe por água corrente). Lave e separe os cogumelos em pedaços grandes; corte a couve em juliana e a cenoura em rodelas finas; pique a cebola e o alho.
-
Numa caçarola com um fio de azeite, refogue o alho e a cebola até esta ficar translúcida. Junte o tomate, a cenoura e a folha de louro e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Acrescente a couve e os cogumelos e salteie até estarem tenros. Adicione o feijão, o caldo do feijão (ou água) e tempere com o sal, o pimentão-doce e os cominhos. Deixe apurar por mais alguns minutos para os sabores se cruzarem.
-
Sirva a feijoada polvilhada com salsa, funcho e coentros picados, e acompanhe com arroz integral ou cuscuz e uma salada generosa.
-
Nota: Ao combinar o feijão com um cereal, obterá proteínas completas com todos os aminoácidos essenciais.
Dica do nutricionista
Ao acompanhar esta receita com um cereal estará a garantir uma boa qualidade das proteínas a ingerir nesta refeição sem produtos de origem animal. Habitualmente são os produtos de origem animal como a carne, peixe, ovos e laticínios que nos fornecem proteínas de elevado valor biológico (proteínas de elevada qualidade).
No seio de uma alimentação vegetariana estrita, a obtenção de proteínas completas ao longo do dia dever-se-á fazer com a complementaridade que os produtos vegetais apresentam (como os cereais e as leguminosas).