Farófias veganas

Ingredientes
- Farófias:
- 100 ml aquafaba fria
- 40 g açúcar mascavado
- 1 c. chá cremor de tártaro
- 1 c. chá goma de xantana
- 1 c. chá sumo de limão
- Cobertura/creme:
- 550 ml bebida vegetal de amêndoa
- 20 g açúcar mascavado
- 1 c. sopa amido de milho
- 1 c. café curcuma em pó
- 1 pau de canela
- 1 limão pequeno - raspas q.b.
- Decoração:
- q.b. canela em pó
- q.b. folhas de hortelã
Preparação
-
Numa batedeira adicione a água do grão de bico fria, juntamente com o cremor de tártaro e a goma de xantana. Bata com a potência máxima até ficar em castelo e firme, mais ou menos 7 a 10 minutos. De seguida, reduza a potência da batedeira e adicione o açúcar aos poucos e o sumo de limão. Quando estiver todo o açúcar, aumente de novo a potência para o açúcar ficar bem envolvido. Reserve, enquanto prepara a cobertura/creme.
-
Num tacho, adicione 500 ml bebida vegetal, o açúcar, o pau de canela e raspas de limão.
-
Ao levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e adicione colheradas do preparado das futuras farófias. Cozinhe por 3 a 4 minutos, vire a meio do tempo, para cozinharem uniformemente (sempre em lume mínimo). Retire com uma escumadeira para um tabuleiro.
-
Quando estiverem todas cozinhadas, dilua o amido de milho, com os 50 ml de bebida vegetal e adicione no tacho, juntando de seguida a curcuma.
-
Envolva até espessar.
-
No empratamento, intercale numa taça ou copo, o creme com as farófias. Decore com canela em pó e hortelã.
Dica do nutricionista
Farófias veganas? Sim, é possível! O segredo é a aquafaba. A aquafaba é uma solução que consiste na água residual resultante da cozedura do grão-de-bico, apresentando um baixo valor energético (18kcal/100g), muito poucos hidratos de carbono (2,9 g/100 g) e proteína (1 g/100 g) e quase nenhuma gordura (0,2 g/100 g).
Esta é frequentemente utilizada por vegetarianos e vegans para substituir a clara do ovo na confeção de mousses, suspiros, maionese e até omeletes.