Cupcakes doces de beterraba e couve-flor

Ingredientes
- Base:
- 250 ml água tépida
- 190 g farinha de espelta branca
- 90 g açúcar mascavado
- 85 g couve flor
- 50 g beterraba
- 1 c. sobremesa fermento em pó
- 1 c. café bicarbonato de sódio
- 1 c. café essência de baunilha
- Cobertura:
- 1 banana bem madura (peso com casca 160g)
- 70 g miolo de amêndoa sem pele
- 50 ml água tépida
- 30 g casca de curgete
- 1 c. chá sumo de limão
Preparação
-
Base:
Num liquidificador, adicione a água, a beterraba e a couve-flor, limpas e cortadas aos bocados. De seguida, triture tudo de forma a ficar um preparado homogéneo. -
Numa taça, junte a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato de sódio e verta o preparado anterior, juntamente com o extrato de essência de baunilha. Envolva bem e adicione em forminhas próprias.
-
Leve ao forno, preaquecido a 180 ºC, durante 20 minutos.
-
Cobertura:
Depois de lavadas as cascas de curgete, pique ligeiramente com a banana descascada, e cortada aos bocados, e os restantes ingredientes. Junte tudo num processador de alimentos e triture até ficar um creme homogéneo. -
Escolha uma boquilha de saco de pasteleiro a gosto, adicione o preparado no saco de pasteleiro e decore por cima dos cupcackes, quando estiverem arrefecidos.
Dica do nutricionista
Quando pensa em cupcakes, provavelmente, não pensa em beterraba. Mas a opção por esta raíz, há muito utilizada para fins medicinais, é mais do que justificada.
A beterraba é fonte de proteína, hidratos de carbono, fibras e vários micronutrientes (vitamina C, A, ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e ferro). A sua composição nutricional está associada a vários benefícios para a saúde ligados a uma atividade antioxidante, anti-inflamatória, anti-tumoral, antiviral e antibacteriana.