Chutney de tomate com tofu silken

Ingredientes
- Chutney:
- 250 g tomate coração de boi (bem maduros)
- 50 g açúcar mascavado
- 20 g uvas passas desidratadas
- 30 ml molho de soja de boa qualidade
- 1 c. sobremesa gengibre ralado
- 2 cravinhos da índia
- 1 pau de canela
- Complementares:
- 2 tofu silken Auchan Bio (125 g x 2)
- 3 c. sopa miolo de noz
- 2 c. sopa sumo de limão
- Decoração:
- facultativo flores comestíveis
Preparação
-
Lave o tomate, corte aos bocados e retire as sementes, aproveitando todos os sucos.
-
Numa panela, adicione o açúcar e o molho de soja, leve ao lume médio e, quando começar a borbulhar, reduza para o mínimo e adicione os tomates, o pau de canela e os cravinhos da índia.
-
Cozinhe em lume brando, durante 15 a 20 minutos, ou até espessar.
-
Quase a finalizar, adicione as uvas passas e o gengibre. Retire o pau de canela e os cravinhos da índia. Triture tudo e reserve.
-
Prepare o tofu silken e o miolo de noz: Toste numa frigideira o miolo de noz, depois pique grosseiramente e deixe arrefecer.
-
Esfarele o tofu silken e junte o sumo de limão. Envolva bem.
-
Ao empratar em copinhos, intercale o tofu silken com o miolo de noz e o chutney. Reserve algum miolo de noz para colocar por cima ao finalizar o empratamento.
-
Por fim, adicione também flores comestíveis e sirva.
Dica do nutricionista
O chutney é uma espécie de molho, que pode ser doce ou salgado, originário da India que pode acompanhar vários pratos. É feito a partir de frutas ou vegetais cozinhados lentamente. Neste caso, apresentamos um chutney doce feito a partir de tomate coração de boi. O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que desempenha um papel benéfico contra vários tipos de cancro e tem um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. Sabia que, quando cozinhado, e devido à perda de água, o tomate fica com uma concentração ainda maior de licopeno?