Chutney de tomate com tofu silken

AE VS chutney web | Auchan&Eu
Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Experimente este prato com sabores e ingredientes menos tradicionais e varie as suas refeições.

Energia (kcal) :
173
Lípidos (g) :
6
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
22
Açúcares (g) :
20
Fibras (g) :
2
Proteínas (g) :
7
Sal (g) :
1,0

Ingredientes

Preparação

  1. Lave o tomate, corte aos bocados e retire as sementes, aproveitando todos os sucos.

  2. Numa panela, adicione o açúcar e o molho de soja, leve ao lume médio e, quando começar a borbulhar, reduza para o mínimo e adicione os tomates, o pau de canela e os cravinhos da índia.

  3. Cozinhe em lume brando, durante 15 a 20 minutos, ou até espessar.

  4. Quase a finalizar, adicione as uvas passas e o gengibre. Retire o pau de canela e os cravinhos da índia. Triture tudo e reserve.

  5. Prepare o tofu silken e o miolo de noz: Toste numa frigideira o miolo de noz, depois pique grosseiramente e deixe arrefecer.

  6. Esfarele o tofu silken e junte o sumo de limão. Envolva bem.

  7. Ao empratar em copinhos, intercale o tofu silken com o miolo de noz e o chutney. Reserve algum miolo de noz para colocar por cima ao finalizar o empratamento.

  8. Por fim, adicione também flores comestíveis e sirva.

Dica do nutricionista

O chutney é uma espécie de molho, que pode ser doce ou salgado, originário da India que pode acompanhar vários pratos. É feito a partir de frutas ou vegetais cozinhados lentamente. Neste caso, apresentamos um chutney doce feito a partir de tomate coração de boi. O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que desempenha um papel benéfico contra vários tipos de cancro e tem um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. Sabia que, quando cozinhado, e devido à perda de água, o tomate fica com uma concentração ainda maior de licopeno?