Bruschetta de sardinha e guacamole

Ingredientes
- 8 fatias broa de milho ou pão d´avó de centeio
- 8 sardinhas frescas
- 3 dentes de alho amassados
- 2 cebolas
- 1 tomate picado e sem sementes
- 1 pimento vermelho pequeno
- 1 pimento verde pequeno
- 1 abacate maduro
- 1 limão - sumo
- q.b. azeite
- q.b. vinagre
- q.b. sal
- q.b. pimenta-do-reino
- q.b. salsa picada
- q.b. rúcula
Preparação
-
Numa tigela, colocar o miolo do abacate, e temperar com sumo de limão, sal, pimenta, salsa e colocar uma cebola picada. Amassar bem e reservar.
-
Assar as sardinhas num braseiro, ou grelhador portátil, apenas com sal. Deixar assar dos dois lados.
-
Cortar os pimentos (deixar 1/4 para a salada) em tiras e assar no mesmo grelhador só com sal. Reservar.
-
De seguida, descascar a outra cebola e alhos e cortar em cubos. Adicionar a cebola, o alho, os pimentos e os tomates todos partidos em cubos e temperar com azeite e vinagre. Reservar.
-
Colocar o pão a tostar, dispor por cima de cada tosta uma camada de guacamole, seguido dos pimentos assados, a sardinha assada e a salada.
-
Decorar com salsa picada.
Dica do chefe:
Podem optar por fazer esta receita em prato, em vez de fazer em bruschetta. Basta retirar o pão e fazer o empratamento. Pode acompanhar com uma batata doce cozida. Também é possível utilizar sardinha enlatada em vez da fresca.
Dica do nutricionista
A sardinha é considerada um peixe gordo, que apresenta vários benefícios nutricionais, nomeadamente ser rica em ácidos gordos ómega-3 (fundamentais para o desenvolvimento e manutenção cerebral e normal funcionamento cardiovascular), ser rica em proteínas de elevado valor biológico (são proteínas melhor aproveitadas pelo organismo), ser uma importante fonte de zinco, ferro, cálcio, vitaminas D e B12 e por apresentar um teor de colesterol relativamente baixo.