Bruschetta de sardinha e guacamole

AE Bruschetta de sardinha web2 | Auchan&Eu
Auchan e Intimidades na Cozinha
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

A sardinha é rainha em junho! Dê um toque de mundo à sua refeição, com sabores vindos de Itália e do México. Experimente!

Energia (kcal) :
476
Lípidos (g) :
16
Saturados (g) :
4
Hidratos de Carbono (g) :
63
Açúcares (g) :
7
Fibras (g) :
10
Proteínas (g) :
16
Sal (g) :
1.41

Preparação

  1. Numa tigela, colocar o miolo do abacate, e temperar com sumo de limão, sal, pimenta, salsa e colocar uma cebola picada. Amassar bem e reservar.

  2. Assar as sardinhas num braseiro, ou grelhador portátil, apenas com sal. Deixar assar dos dois lados.

  3. Cortar os pimentos (deixar 1/4 para a salada) em tiras e assar no mesmo grelhador só com sal. Reservar.

  4. De seguida, descascar a outra cebola e alhos e cortar em cubos. Adicionar a cebola, o alho, os pimentos e os tomates todos partidos em cubos e temperar com azeite e vinagre. Reservar.

  5. Colocar o pão a tostar, dispor por cima de cada tosta uma camada de guacamole, seguido dos pimentos assados, a sardinha assada e a salada.

  6. Decorar com salsa picada.
    Dica do chefe:
    Podem optar por fazer esta receita em prato, em vez de fazer em bruschetta. Basta retirar o pão e fazer o empratamento. Pode acompanhar com uma batata doce cozida. Também é possível utilizar sardinha enlatada em vez da fresca.

Dica do nutricionista

A sardinha é considerada um peixe gordo, que apresenta vários benefícios nutricionais, nomeadamente ser rica em ácidos gordos ómega-3 (fundamentais para o desenvolvimento e manutenção cerebral e normal funcionamento cardiovascular), ser rica em proteínas de elevado valor biológico (são proteínas melhor aproveitadas pelo organismo), ser uma importante fonte de zinco, ferro, cálcio, vitaminas D e B12 e por apresentar um teor de colesterol relativamente baixo.