Bombons artesanais com recheio de praliné – Especial Dia da Mãe

Ingredientes
- Base de chocolate:
- 150 g chocolate negro bio (cacau 70% mínimo)
- Praliné:
- 15 g amêndoa palitada
- 15 g trigo sarraceno
- 1 c. chá geleia de arroz
Preparação
-
Antes de começar a preparação destes bombons, coloque no frigorífico as forminhas.
-
Para o Praliné:
Aqueça uma frigideira em lume médio. Adicione o trigo sarraceno, a amêndoa palitada e a geleia de arroz. Envolva de vez em quando, até o preparado começar a ganhar cor e a querer colar-se. -
Para arrefecer, espalhe o preparado sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Quando estiver mais frio, parta aos bocadinhos e reserve.
-
Para a Base de chocolate:
Parta, se necessário, o chocolate em quadrados pequenos e leve a derreter metade em banho maria (75 g), até ficar totalmente liquido e cremoso. Envolva sempre com uma espátula. -
Em seguida, retire as forminhas do frigorífico. Com a ajuda de uma colher de chá, adicione uma camada de chocolate em cada uma, espalhando bem chocolate pelas laterais. Vire-as sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal para escorrer o excesso do chocolate. Se necessário, retire o excesso com uma espátula. Leve ao frigorífico, viradas para baixo, por aproximadamente 10 minutos ou até solidificarem.
-
Recheie os bombons com o praliné, de forma a ficarem uniformes. Derreta o restante chocolate e preencha por cima de cada forminha. Alise com a espátula e leve novamente ao frigorífico por 20 minutos ou até solidificarem.
-
Na altura de desenformar os bombons, retire as forminhas do frigorífico e deixe por alguns minutos à temperatura ambiente. Retire com cuidado cada bombom das forminhas.
Dica do chefe:
Experimente utilizar fruta cortada aos bocadinhos (morangos, abacaxi, manga, laranja). Varie com fruta da época.
Dica do nutricionista
A maioria das pessoas gosta (ou adora chocolate), certo? Mas provavelmente, também a maioria, acha que o chocolate faz mal. Na verdade, depende do chocolate… se optar por um chocolate com, pelo menos, 70% de cacau e o ingerir com parcimónia pode usufruir de todos os benefícios do cacau, e acredite que são muitos. Por exemplo: o cacau ajuda na libertação de endorfinas (que fazem parte do grupo das hormonas do bem-estar) e da serotonina (um neurotransmissor que regula o humor) e diminui o cortisol (a “hormona do stress”). Para além disto, o cacau é rico em vários minerais como o ferro, magnésio, potássio, fósforo e zinco. Saiba tudo sobre o cacau aqui: