Bolo de maçã sem glúten

AE VS bolo maçã sem gluten web2 | Auchan&Eu
Auchan
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 10 pessoas
Download receita

Quer seja sensível ou mesmo intolerante ao glúten, ou simplesmente quer variar o tipo de farinha tradicionalmente utilizada, este bolo de maçã é sempre uma delícia! Deixe-se render pelo aroma a maçã assada e amêndoa torrada!

Energia (kcal) :
257
Lípidos (g) :
16
Saturados (g) :
4
Hidratos de Carbono (g) :
19
Açúcares (g) :
13
Fibras (g) :
4
Proteínas (g) :
7
Sal (g) :
0.70

Preparação

  1. Comece por preaquecer o forno a 180ºC. Unte a forma de bolo com óleo de coco ou forre com papel vegetal.

  2. Junte primeiro o açúcar de coco, o óleo de coco derretido (não muito quente) e o mel. Mexer bem com a espátula até obter um creme. Adicione os ovos e o aroma de baunilha.

  3. A esta mistura húmida, adicione os ingredientes secos: as farinhas de aveia e amêndoa, as especiarias e o fermento e misture muito bem. Reserve.

  4. Lave, seque e descasque as maçãs. Corte-as em fatias finas, em forma de meia lua.

  5. Corte em pedaços as ameixas.

  6. Coloque a massa na forma e decore com as fatias de maçã.

  7. Finalize com as amêndoas lascadas e os pedaços de ameixas no topo e leve ao forno por 40 minutos, ou até o bolo estar cozido - teste com um palito.
    Dica do chefe:
    Em alternatriva à farinha de aveia, pode usar flocos de aveia finos e triturá-los no processador ou robot de cozinha. O mesmo pode ser aplicado à farinha de amêndoa. No entanto, tenha o cuidado de triturar muito bem as amêndoas, de modo a obter a consistência fina duma farinha.

Dica do nutricionista

Esta receita de bolo de maçã é uma alternativa adequada para quem apresenta intolerância ou é sensível ao glúten. A aveia (não contaminada) é um excelente alimento para doentes celíacos, pois é naturalmente isento de glúten. No entanto, pode sofrer contaminação cruzada durante o cultivo, transporte ou armazenamento: por isso, deve-se ter sempre em consideração este aspeto e examinar sempre o rótulo do produto.