Bolinhos de abóbora sem açúcar adicionado

Ingredientes
- 230g abóbora, de preferência, Hokkaido (peso com casca)
- 150g banana da madeira madura (peso com casca)
- 100ml bebida vegetal de soja bio
- 70g coco ralado
- 50ml azeite
- 20ml sumo de laranja
- 2 c. de sopa farinha de araruta ou amido de milho
- 1c. de sobremesa fermento em pó
-
Os valores nutricionais apresentados são por dose. São uma estimativa calculada através da informação da Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Ricardo Jorge de 2021, disponível em portfir.insa.pt/ e/ou da informação de fornecedor dos ingredientes.
Preparação
-
Pré aqueça o forno a 180º.
-
Lave bem o bocado de abóbora e corte em quadrados pequeninos.
-
Num copo medidor junte a abóbora, a banana, a bebida vegetal, o óleo e o sumo de laranja. Triture tudo com a varinha mágica até ficar homogéneo.
-
Numa taça junte o coco ralado, a farinha, o fermento em pó e envolva.
-
Junte o preparado húmido e envolva uniformemente com uma vara de arames e reserve.
-
Forre um tabuleiro com papel vegetal e com ajuda de uma colher de sopa vá adicionando colheradas do preparado, deixando espaço entre as colheradas adicionadas.
-
Leve ao forno por 30 minutos.
-
Arrefeça e saboreie.
Cada bolinho: 0.12€
Cálculo efetuado no dia 14 de Fevereiro de 2023
Dica do nutricionista
Muitos de nós procuram opções ao açúcar tradicional (sacarose). O mercado está repleto de soluções que se dizem mais saudáveis, desde o açúcar de coco, ao açúcar mascavado ou amarelo, aos xaropes, como o de agave. Todas estas opções têm como principal ponto positivo o facto de serem menos processadas e/ou menos refinadas. Alguns são nutricionalmente mais ricos porque têm alguns minerais mas, convinhamos, se nos queremos nutrir, não deve ser aos açúcares que devemos ir procurar os nutrientes. Assim sendo, sempre que puder recorra a fruta para adoçar os seus doces. Neste caso utilizámos banana mas também poderiam ser, por exemplo, tâmaras. Acima de tudo lembre-se, os doces, independentemente do que utilizar para os adoçar, devem fazer parte de momentos especiais e não da alimentação diária.