Bolachas de alperce

AE bebe Bolachas de alperce web | Auchan&Eu
Auchan e Sofia Magalhães (Blog da Spice)
  • Fácil
  • Menos de 30 minutos
  • 8 bolachas
Download receita

Umas bolachinhas que são uma gulodice para o bebé… e para os pais!

Idade recomendada: a partir dos 9 meses
Energia (kcal) :
172
Lípidos (g) :
5
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
24
Açúcares (g) :
9
Fibras (g) :
6
Proteínas (g) :
6
Sal (g) :
0.02

Preparação

  1. Preaqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro grande com papel vegetal ou use um tapete de silicone. Reserve.

  2. Demolhe os alperces em água a ferver, por 10 minutos. Escorra bem e reserve. Coloque a aveia, alperces, manteiga de amêndoa e canela num processador e triture tudo, até os alperces estarem bem desfeitos e envolvidos na mistura.

  3. Adicione, de seguida, o puré de abóbora (ou outro), uma colher de cada vez*, triturando ao mesmo tempo. Assim que a mistura começar a aglomerar, pare de triturar.

  4. Forme bolinhas com as mãos e disponha no tabuleiro. Espalme-as e leve ao forno por 10 a 20 minutos. ou até ficarem douradas. O tempo de cozedura vai depender do tamanho e espessura das bolachas (mais pequenas e finas veja após 10 a 12 minutos. mais grossas pode levar de 15 a 20 minutos).

  5. Retire, deixe esfriar completamente e sirva ou guarde em recipiente hermético, em local fresco e seco, até 1 semana. Pode também congelar em sacos herméticos.
    Dica do chefe:*
    Quanto mais puré utilizar mais suaves/moles ficarão as bolachas. Para bebés mais pequenos, sugiro 3 a 4 c. sopa; para bebés que já têm dentição, 2 a 3 c. sopa.

Dica do nutricionista

A aveia é o cereal escolhido para estas bolachas. Com alto teor de fibra, fósforo e magnésio. Tem ainda um elevado teor proteico (17g de proteínas por 100g de aveia) e distingue-a dos outros cereais pelo elevado teor em arginina, um aminoácido importante na resposta imunológica e cicatrização de tecidos. A aveia apresenta elevados teores de fibra solúvel e insolúvel, podendo ter um papel ativo na regulação e proteção da flora intestinal, regulação da glicémia e promoção da saciedade.

Os cereais sem adição de açúcares (ex: flocos de aveia, flocos de arroz) são uma alternativa saudável, que permitem variar o tipo de oferta de fonte de hidrato de carbono oferecida à criança, em detrimento dos “cereais de pequeno-almoço”, das bolachas, das barritas, dos pães doces, etc. E podem ser integradas em bolachas, panquecas, papas ou adicionadas ao iogurte/leite. Descubra mais sobre a aveia em: