Bife de novilho panado, batata doce assada e linguini de feijão verde

bife novilho panado linguini feijao verde | Auchan&Eu
AUCHAN E CHEF JOSÉ SERRANO
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita
Energia (kcal) :
826
Lípidos (g) :
33
Saturados (g) :
7
Hidratos de Carbono (g) :
96
Açúcares (g) :
27
Fibras (g) :
12
Proteínas (g) :
31
Sal (g) :
3,23

Preparação

  1. Preparação:
    Descasque e pique o alho.

  2. Lave e esfregue a batata doce com sal grosso e leve a assar a 180ºC, durante 45 minutos. Descasque e corte em rodelas grossas.

  3. Lave, arranje e corte o feijão verde em tiras sobre o comprido. Leve a cozer numa panela com água a ferver e sal. Retire e arrefeça em água e gelo.

  4. Confeção:
    Coloque óleo na frigideira, frite os panados a 170ºC e coloque em papel absorvente para os secar.

  5. Coloque uma frigideira ao lume, com um fio de azeite, e core as rodelas de batata doce temperadas com sal, pimenta e alecrim.

  6. Numa frigideira, com um fio de azeite, junte o alho picado e salteie o feijão verde. Tempere de sal e pimenta.

  7. Acompanhe os panados de novilho com a batata doce e o feijão verde salteado.

Dica do nutricionista

A batata-doce é percecionada como sendo mais saudável do que a batata comum, nomeadamente por ser uma melhor opção em dietas de emagrecimento. Na verdade, a batata-doce até tem um pouco mais de hidratos de carbono complexos do que a batata comum. Mas, calma, isto não quer dizer que ela não tenha benefícios.

Vejamos: o facto de ter maior teor de hidratos de carbono complexos confere-lhe um índice glicémico (IG) mais baixo, o que traz vantagens na regulação do apetite. Por outro lado, a batata-doce tem um elevado teor de vitamina A e C e é fonte de tiamina e, em particular, a batata-doce roxa é ainda fonte de vitamina B6, ácido pantoténico, ferro e manganês e é rica em fibra, potássio e cobre.

Finalmente, contém mais antocianinas que as restantes variedades. As antocianinas são um flavonóide que têm poder antioxidante. Uma mão cheia de razões para garantir incluir batata-doce na sua alimentação.