Bife de novilho panado, batata doce assada e linguini de feijão verde

Ingredientes
- 4 panado de novilho
- 1 kg batata doce roxa
- 300 g feijão verde
- 2 dentes de alho
- 2 tomates chucha
- q.b. alecrim
- q.b. pimenta preta
- q.b. tomate cherry (para decorar)
- q.b. sal
- 20 ml azeite
- q.b. óleo (para fritar)
Preparação
-
Preparação:
Descasque e pique o alho. -
Lave e esfregue a batata doce com sal grosso e leve a assar a 180ºC, durante 45 minutos. Descasque e corte em rodelas grossas.
-
Lave, arranje e corte o feijão verde em tiras sobre o comprido. Leve a cozer numa panela com água a ferver e sal. Retire e arrefeça em água e gelo.
-
Confeção:
Coloque óleo na frigideira, frite os panados a 170ºC e coloque em papel absorvente para os secar. -
Coloque uma frigideira ao lume, com um fio de azeite, e core as rodelas de batata doce temperadas com sal, pimenta e alecrim.
-
Numa frigideira, com um fio de azeite, junte o alho picado e salteie o feijão verde. Tempere de sal e pimenta.
-
Acompanhe os panados de novilho com a batata doce e o feijão verde salteado.
Dica do nutricionista
A batata-doce é percecionada como sendo mais saudável do que a batata comum, nomeadamente por ser uma melhor opção em dietas de emagrecimento. Na verdade, a batata-doce até tem um pouco mais de hidratos de carbono complexos do que a batata comum. Mas, calma, isto não quer dizer que ela não tenha benefícios.
Vejamos: o facto de ter maior teor de hidratos de carbono complexos confere-lhe um índice glicémico (IG) mais baixo, o que traz vantagens na regulação do apetite. Por outro lado, a batata-doce tem um elevado teor de vitamina A e C e é fonte de tiamina e, em particular, a batata-doce roxa é ainda fonte de vitamina B6, ácido pantoténico, ferro e manganês e é rica em fibra, potássio e cobre.
Finalmente, contém mais antocianinas que as restantes variedades. As antocianinas são um flavonóide que têm poder antioxidante. Uma mão cheia de razões para garantir incluir batata-doce na sua alimentação.