Bacalhau com todos dos nossos dias

AE VS Workshop bacalhau WEB | Auchan&Eu
Auchan e Chef José Serrano
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

O Bacalhau com todos encontrou o Chef Serrano e transformou-se! Experimente esta nova versão neste Natal.

 

 

Veja aqui na íntegra o nosso workshop com a receita passo a passo.

Energia (kcal) :
589
Lípidos (g) :
22
Saturados (g) :
4
Hidratos de Carbono (g) :
52
Açúcares (g) :
11
Fibras (g) :
18
Proteínas (g) :
38
Sal (g) :
4,339

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Esmague 4 dentes de alho e pique os restantes.

  2. Descasque e corte a cenoura em cubos. Lave e arranje os grelos: retire os talos e deixe as folhas e os netos (ou seja, a flor dos grelos).

  3. Descasque o nabo em cubos. Descasque e pique a cebola.

  4. Lave e pique a salsa. Triture o grão com um pouco de água de cozer o mesmo, adicione azeite e rectifique de sal e pimenta.

  5. Confeção:
    Bacalhau confitado – Coloque um tacho ao lume com folha de louro, as postas de bacalhau, os dentes de alho esmagados e azeite até cobrir. Deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos ou até o bacalhau começar a lascar.

  6. Guisado de legumes – Num tacho ao lume refogue, em azeite, a cebola e o alho e, em seguida, adicione a cenoura e o nabo aos cubos. Junte a polpa de tomate e um pouco de água e deixe guisar lentamente.

  7. Ovo escalfado – Coloque um tacho ao lume com água abundante, um pouco de vinagre e sal. Faça um remoinho na água com umas varas e adicione o ovo. Retire, depois de cozido, com a ajuda de uma escumadeira.

  8. Grelos Salteados – Coloque uma frigideira ao lume e salteie os grelos com azeite e alho e tempere de sal e pimenta.

  9. Empratamento – Coloque uma cama de puré de grão, em seguida os grelos salteados e a posta de bacalhau confitado e regue com o guisado de legumes. Coloque o ovo escalfado de lado.

Dica do nutricionista

Na noite da Consoada, a mesa da maioria dos portugueses tem o tradicional bacalhau com todos. Nesta receita, o Chef José Serrano desconstroi este prato tão típico, dando-lhe uma nova roupagem. Mantêm-se os benefícios nutricionais de sempre: um prato de bacalhau acompanhado de uma leguminosa (grão de bico), de um hortícola (neste caso os grelos de couve que contêm alto teor em fibra, vitamina C e ácido fólico, sendo ainda fonte de vitamina A e cálcio) e ainda de ovo. Bom apetite!