Arroz xau xau de couve-flor

| Auchan&Eu
Auchan e Samanta McMurray
  • Fácil
  • Menos de 30 minutos
  • 3 pessoas
Download receita

Arroz que não é arroz?! Isso mesmo! Este arroz xau xau de couve-flor é o que precisa para um acompanhamento e muito saudável e original!

Energia (kcal) :
225
Lípidos (g) :
13
Saturados (g) :
4
Hidratos de Carbono (g) :
9
Açúcares (g) :
4
Fibras (g) :
5
Proteínas (g) :
15
Sal (g) :
1.91

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Comece por escorrer a água da macedónia e passar por água fria. Reserve.

  2. Retire o tofu da embalagem e envolva com papel absorvente, para retirar o excesso de humidade. Corte o tofu em cubos pequenos, coloque numa tigela e adicione o molho de soja e o óleo de sésamo. Deixe marinar enquanto prepara o resto da receita.

  3. Lave e triture a couve-flor, num processador de comida, até ficar com uma textura semelhante à do arroz.

  4. Salteie a cebola picada numa frigideira untada com óleo de coco. Adicione a couve-flor triturada e salteie por 5 minutos. Adicione a macedónia e envolva bem. Abra um buraco no meio da mistura e coloque os dois ovos. Mexa-os bem, até ficarem quase cozinhados, e misture com o resto.

  5. Adicione o tofu marinado e envolva bem. Caso prefira o tofu mais passado, pode cozinhá-lo à parte e adicionar posteriormente.

  6. Sirva com cebolinho picado e sementes de sésamo.

Dica do nutricionista

Muitas vezes, tentamos reduzir o consumo de hidratos de carbono. Isto pode acontecer porque queremos perder peso, ou porque nos sentimos melhor se o fizermos. Por vezes também estamos cansados da fórmula habitual de refeição principal – carne ou peixe, legumes ou salada e batata, arroz ou massa. Mas é difícil encontrar alternativas.

Esta receita é uma excelente solução: uma espécie de arroz que afinal não o é. Aqui, a couve-flor desempenha o papel de arroz. Um “arroz” que, sendo uma hortaliça, tem um baixo valor energético, é rica em água (tem 92% de água) e é fonte de fibra, potássio, ferro, magnésio, cálcio, zinco e fósforo. E ainda de vitaminas B1, B2, niacina e B6, não o sendo de vitaminas A e E.