Arroz xau xau de couve-flor

Ingredientes
- 1 couve-flor
- 1/2 cebola roxa
- 1 chávena macedónia
- 100 g tofu firme
- 2 ovos
- um punhado coentros
- opcional cebolinho
- opcional sementes de sésamo
- 2 c. sopa molho de soja (ou tamari)
- 1 c. chá óleo de sésamo
- q.b. óleo de coco
Preparação
-
Comece por escorrer a água da macedónia e passar por água fria. Reserve.
-
Retire o tofu da embalagem e envolva com papel absorvente, para retirar o excesso de humidade. Corte o tofu em cubos pequenos, coloque numa tigela e adicione o molho de soja e o óleo de sésamo. Deixe marinar enquanto prepara o resto da receita.
-
Lave e triture a couve-flor, num processador de comida, até ficar com uma textura semelhante à do arroz.
-
Salteie a cebola picada numa frigideira untada com óleo de coco. Adicione a couve-flor triturada e salteie por 5 minutos. Adicione a macedónia e envolva bem. Abra um buraco no meio da mistura e coloque os dois ovos. Mexa-os bem, até ficarem quase cozinhados, e misture com o resto.
-
Adicione o tofu marinado e envolva bem. Caso prefira o tofu mais passado, pode cozinhá-lo à parte e adicionar posteriormente.
-
Sirva com cebolinho picado e sementes de sésamo.
Dica do nutricionista
Muitas vezes, tentamos reduzir o consumo de hidratos de carbono. Isto pode acontecer porque queremos perder peso, ou porque nos sentimos melhor se o fizermos. Por vezes também estamos cansados da fórmula habitual de refeição principal – carne ou peixe, legumes ou salada e batata, arroz ou massa. Mas é difícil encontrar alternativas.
Esta receita é uma excelente solução: uma espécie de arroz que afinal não o é. Aqui, a couve-flor desempenha o papel de arroz. Um “arroz” que, sendo uma hortaliça, tem um baixo valor energético, é rica em água (tem 92% de água) e é fonte de fibra, potássio, ferro, magnésio, cálcio, zinco e fósforo. E ainda de vitaminas B1, B2, niacina e B6, não o sendo de vitaminas A e E.