Arroz malandro de camarão

Ingredientes
- 1 kg camarão inteiro com casca tamanho 30\40
- 400 g arroz carolino
- 2 cenouras
- 1 alho francês
- 2 cebolas
- 2 tomates chucha
- 1 cálice de brandy
- 200 ml polpa de tomate
- 1 molho coentros
- 5 dentes de alho picado
- 1 malagueta (opcional)
- 1 limão
- q.b. azeite
- q.b. sal
- q.b. pimenta preta
Preparação
-
Descasque os camarões e reserve as cascas e as cabeças.
-
Descasque e pique os alhos.
-
Caso goste de sabor extra spicy no arroz, pique uma malagueta.
-
Descasque e pique a cebola. Descasque e corte a cenoura em meias luas. Lave e corte o alho francês em juliana. Pique os coentros e reserve.
-
Confeção:
Caldo de camarão: Numa panela ao lume, coloque um fio de azeite, em seguida, a cebola, o alho francês e a cenoura e deixe alourar. Junte as cascas do camarão, deixe caramelizar e adicione o brandy. Deixe evaporar o álcool e adicione a polpa de tomate. Junte água, um dedo acima de cobrir, e deixe cozinhar o caldo durante 25 minutos. Triture com a varinha mágica, passe pelo o passador e reserve. -
Arroz de camarão: Num tacho ao lume, refogue, em azeite, a cebola e o alho picado. Adicione uma folha de louro, o arroz carolino e o 1,2 l de caldo de camarão a ferver. Deixe cozer o arroz a ferver lentamente e vá mexendo durante 10 minutos. Adicione o miolo do camarão e a malagueta picada e deixe cozinhar mais 5 minutos. Se necessário, junte mais caldo (o arroz deve ser servido caldoso). Finalize com coentros fresco picados, tomate fresco cortado aos cubos e sem grainhas e um fio de azeite. Misture e sirva no momento.
Dica do chefe:
Quando escolher o calibre do camarão, tenha como referência que o tamanho 30\40 significa 30 a 40 camarões por 2 kg.
Dica do nutricionista
Sabia que o camarão é rico em proteína, que contribui para a manutenção de massa muscular e de ossos normais e em vitamina B12? 100g de camarão contêm mais de 80% da dose diária recomendada desta vitamina que, entre outras coisas, contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a redução do cansaso e da fadiga. Importa apenas salientar que, independentemente destes benefícios, o camarão tem uma quantidade significativa de colesterol, pelo que deve ser consumido esporadicamente e em pouca quantidade.