Alcachofras assadas com coração

Ingredientes
- 4 alcachofras
- 1 cebola roxa
- 1 limão - sumo e raspa
- 1 c. chá alho em pó
- q.b. sal
- q.b. pimenta
- 2 c. sopa azeite
- a gosto salsa picada
- q.b. queijo pecorino de cabra ralado (pode ser parmesão)
Preparação
-
Comece por preparar as alcachofras. Lave muito bem, corte o caule e apare as folhas, caso estas tenham picos.
-
Com uma faca de serra, corte a ponta da alcachofra, abra bem as pétalas e, com uma colher, retire, raspando, a parte felpuda do interior da flor - este passo é muito importante, pois esta parte não é comestível.
-
Regue as alcachofras com sumo de limão e leve a cozer ao vapor, durante cerca de 20 minutos.
-
Retire as alcachofras do lume e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno. Reserve.
-
Pique a cebola e salteie em azeite até ficar transparente. Adicione o alho em pó e salsa picada. Regue as alcachofras com este molho e rale o queijo e a rasta de limão por cima.
-
Leve ao forno por 10 ou 15 minutos a gratinar.
-
Sirva de imediato como petisco.
Dica do chefe:
A parte totalmente comestível é o coração, que se encontra na base da alcachofra. As pétalas podem ser saboreadas, mas apenas parte delas são comestíveis. Pode saboreá-las como se fossem tremoços - pegue numa pétala como se fosse uma concha e, com os dentes, raspe o seu interior cremoso.
Dica do nutricionista
Sabia que a alcachofra contem prebióticos? Os prebióticos são nutrientes não digeridos, essencialmente fibras, tais como a inulina, a oligofrutose, os frutoligossacários e a polidextrose, naturalmente presentes nos alimentos. Como não são digeridos, nem absorvidos no intestino delgado, através da fermentação pelas bactérias benéficas do cólon (intestino grosso), vão constituir o seu substrato alimentar. Os prebioticos estimulam o crescimento e/ou atividade da microbiota, que é o conjunto de bactérias benéficas do colón e que está associada a vários benefícios. Para além disto, a alcachofra é fonte de potássio e é rica em folatos.