Açorda de grão de bico

AE VS acorda grao de bico web | Auchan&Eu
Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Um prato bem típico português, numa versão diferente e bem original. Experimente!

Energia (kcal) :
448
Lípidos (g) :
9
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
72
Açúcares (g) :
6
Fibras (g) :
9
Proteínas (g) :
16
Sal (g) :
1.4

Preparação

  1. Comece por preparar e lavar os legumes. Esmague o grão grosseiramente, descasque a cebola e pique finamente, corte ao meio os tomates, esmague e pique os alhos.

  2. Abra o topo do pão e, com cuidado, remova o miolo do interior.

  3. Regue o interior do pão com 2 c. de sopa de azeite e leve ao forno preaquecido a 190ºC, durante 10 minutos. Reserve.

  4. Aqueça um tacho, adicione o azeite, a cebola, os tomates, os alhos, o pimentão doce fumado, a pimenta preta e o açafrão das índias. Refogue em lume brando até a cebola ficar macia. Adicione o miolo de pão esfarelado e envolva bem durante uns minutinhos, até parecer uma papa.

  5. De seguida, adicione a esmagada de grão e envolva novamente.

  6. Verta a água quente e cozinhe em lume brando, aproximadamente 10 minutos, ou até ficar uma consistência cremosa, finalize com alguns coentros picados e envolva novamente.

  7. Sirva o preparado dentro do pão, com coentros picados por cima.

Dica do nutricionista

As leguminosas têm um papel de relevo, na Dieta Mediterrânica, e percebe-se porquê: são ricas em fibra e em hidratos de carbono complexos e fonte de proteína vegetal e de várias vitaminas (nomeadamente as do complexo B) e de minerais como o ferro e o potássio. O seu teor em proteína vegetal faz delas uma excelente opção em dietas vegetarianas e o facto de serem proteínas de baixo valor biológico (e de, por isso, não conterem todos os aminoácidos essenciais) pode ser ultrapassado, se elas forem consumidas em conjunto com cereais. Saiba mais sobre as características e benefícios do grão-de-bico.