Abóbora assada com recheio de castanhas

AE VS abobora menina recheada web | Auchan&Eu
Auchan e Samanta McMurray
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 6 porções
Download receita

Este é um prato recheado de sabores da época que tem mesmo de experimentar. E ainda vai ao forno, aquecendo a casa e a alma!

Energia (kcal) :
279
Lípidos (g) :
7
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
43
Açúcares (g) :
23
Fibras (g) :
10
Proteínas (g) :
6
Sal (g) :
2,06

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Caso não tenha castanhas congeladas, comece por preparar as castanhas frescas dando um golpe na casca com uma faca. Coloque numa panela, cubra com água e leve a cozer cerca de 45 minutos. Retire do lume, escorra e retire a casca. Reserve.

  2. Corte a abóbora ao meio, retire as pevides e regue com azeite, untando toda abóbora (casca incluída) com o azeite usando as mãos. Coloque uma pitada de sal e uma pitada de alho em pó. Leve ao forno a 180ºC cerca de 45 minutos.

  3. Refogue a cebola picada num fio de azeite até ficar mole, adicione a curgete, os cogumelos picados, as castanhas e as passas e tempere com os restantes temperos. Tape e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos ou até a curgete ficar tenra.

  4. Retire a abóbora do forno, coloque numa travessa e recheie com o recheio, terminando com um raminho de alecrim no topo. Sirva quente.
    Dica do chefe:
    Esta abóbora é perfeita para este prato tendo em conta que tem a casca fina, que ao ser assada pode ser consumida. Pode acompanhar a abóbora recheada com um arroz branco.

Dica do nutricionista

A abóbora é um fruto, que habitualmente enquadramos como hortícola. Tem reduzido teor de hidratos de carbono, baixo valor calórico, é rica em fibras e é fonte de Vitamina A. Está associada a vários benefício para a saúde, nomeadamente: melhoria da função intestinal, saciedade, diminuição da absorção de gorduras, melhoria da saúde ocular, normal funcionamento do sistema imunitário.

Por seu lado, as sementes de abóbora são ricas em minerais como o fósforo, potássio, magnésio, ferro e zinco e vitamina B6 e são fonte de vitamina B1 e B2 e em folatos. Se a todos estes benefícios nutricionais juntarmos a sua versatilidade culinária, temos uma mão cheia de razões para consumir abóbora.