Veggie Bowl

Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Mais de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Tudo para uma refeição equilibrada cabe numa taça! Com a vantagem de ainda ser bonita e cheia de cores. Experimente esta veggie bowl!

Energia (kcal) :
469
Lípidos (g) :
14
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
61
Açúcares (g) :
11
Fibras (g) :
15
Proteínas (g) :
17
Sal (g) :
3,83

Preparação

  1. Base:
    Prepare os legumes e o cereal. Descasque a cebola e pique grosseiramente, lave os tomates cherry, retire o pedúnculo e corte a meio. Retire o caule da couve, lamine finamente e lave. Lave também o bulgur, escorra e reserve.

  2. Prense a couve roxa. Numa taça, adicione a couve laminada, escorrida da água. Adicione 2 c. café de sal marinho e prense com as mãos, até largar líquido e ficar macia. Reserve e, no momento de servir, retire da água a couve e junte no bowl com os restantes ingredientes.

  3. Aqueça um tacho, adicione 1 c. sopa de azeite e a cebola. Cozinhe um pouco, até a cebola ficar um pouco macia e, de seguida, adicione os tomates cherry.

  4. Envolva e adicione as ervilhas congeladas e 1 c. café de sal marinho. Cozinhe em lume brando entre 10 a 12 minutos. No final, adicione hortelã picada e envolva. Retifique o tempero, se necessário.

  5. Em relação ao bulgur, aqueça um tacho, adicione a outra colher de sopa de azeite e o dente de alho esmagado. Deixe estalar um pouco e adicione o bulgur, envolva e cubra com a água morna e tempere com 1 c. café de sal marinho. Cozinhe em lume médio entre 10 a 12 minutos. No final, retifique o tempero, se necessário, e solte os grãos com um garfo.

  6. Creme de pimento:
    Lave o pimento, retire as sementes e a parte branca, se tiver, corte em quadrados e toste ligeiramente numa frigideira.

  7. Num copo alto, junte com os restante ingredientes e triture com a varinha mágica, até obter um preparado homogéneo.

  8. Sirva no bowl e envolva nos vegetais e no cereal, no momento de comer.
    Dica do chefe:
    Para tostar as sementes de girassol, leve uma frigideira antiaderente ao lume, aqueça e adicione as sementes. Mexa suavemente e, quando começarem a ganharem cor e a ouvir uns pequenos estalidos, estão prontas.
    O método da couve prensada, é muito utilizado na cozinha macrobiótica. Pode utilizar outros ingredientes para prensar, além da couve roxa, como por exemplo, couve coração, nabo e cenoura. Opte por legumes sem químicos.

Dica do nutricionista

Nesta veggie bowl uma das estrelas são as ervilhas. As ervilhas são leguminosas frescas com um bom teor de fibra, hidratos de carbono, proteína, vitaminas do complexo B e de minerais como o potássio, fósforo e ferro. Devido ao seu elevado teor proteico, podem constituir, tal como outras leguminosas, uma alternativa à proteína animal.
É aconselhado um consumo diário de 1 a 2 porções de leguminosas. Uma porção de ervilhas corresponde a 2 colheres de sopa de ervilhas frescas/congeladas ou confecionadas (75 g). Esta receita pode também ser uma excelente opção para utilizar ervilhas que lhe tenham sobrado de outra refeição.

PUB PUB