Vassourinhas de Halloween

Papinhas da Xica
  • Médio
  • Mais de 1 hora
  • 40 pessoas
Download receita

Em semana de Halloween, experimente fazer estas vassourinhas a condizer!

Idade recomendada: a partir dos 10 meses
Energia (kcal) :
66
Lípidos (g) :
2
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
11
Proteínas (g) :
3
Sal (g) :
0.093

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Numa tigela, misture o sumo de laranja com o alecrim e o tomilho e reserve. Deite, noutra tigela, o fermento e a água morna e deixe repousar durante 5 minutos.

  2. Numa taça, misture a farinha, o sal e a raspa de laranja e, em seguida, junte a mistura da água com o fermento e a mistura do sumo de laranja com as ervas aromáticas.

  3. Misture bem, até obter uma massa, coloque-a numa superfície enfarinhada e amasse-a durante 10 minutos. Deixe a massa repousar durante 20 minutos, dentro de uma taça untada com azeite e tapada.

  4. Sobre uma superfície de trabalho untada, estenda a massa, dobre-a em dois, depois novamente em dois e forme uma bola. Volte a colocar a massa na taça untada, cubra-a e deixe repousar durante 2 horas.

  5. Preaqueça o forno a 200ºC, forre dois tabuleiros com papel vegetal e polvilhe uma tábua de cozinha com farinha.

  6. Com o punho, retire o ar da massa, depois coloque-a sobre a tábua de cozinha e molde-a num retângulo com 5 mm de espessura. Corte-a em tiras com 2 cm de largura e molde-as, enrolando-as delicadamente, no formato de caneta.

  7. Disponha-as pelos tabuleiros forrados, pincele-as com azeite e deixe-as repousar durante 20 minutos. Leve ao forno durante 20 minutos.

  8. Corte as fatias de queijo a meio. Em cada uma das metades, num dos lados faça vários cortes iguais e paralelos. Retire os grissinis do forno e enrole cada metade de queijo numa das extremidades de cada um. Com a ajuda de uma tira de cebolinho, dê um nó para que o queijo fique bem preso a cada um dos grissini.

Dica do nutricionista

Doce ou travessura? Prefira as travessuras. Com alguma criatividade conseguirá criar pequenos snacks saudáveis alusivos ao Halloween e esta receita é o exemplo disso. Além disso, é a alternativa perfeita aos rebuçados, chupas, chocolates e gomas, completamente vazios e desinteressantes do ponto de vista nutrcional.
A estes grissinis com queijo, associe uma peça de fruta, para um lanche mais completo e saciante.