Tots de salmão e batata

Auchan e Samanta McMurray
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 15 tots
Download receita

Estes bolinhos de salmão e batata são um chamariz à curiosidade dos mais pequenos!

Idade recomendada: a partir dos 12 meses
Energia (kcal) :
100
Lípidos (g) :
5
Saturados (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
7
Açúcares (g) :
1
Fibras (g) :
2
Proteínas (g) :
6
Sal (g) :
0,06

Preparação

  1. Comece por cozer a batata sem casca até ficar tenra, escorra e esmague com a ajuda de um garfo, ou triture num processador de comida juntamente com o azeite. Reserve.

  2. Cozinhe o salmão (pode grelhar ou assar no forno), deixe arrefecer e desfie em pedaços. Reserve.

  3. Pique o cebolinho ou a cebola, a salsa ou os coentros bem finos. Reserve.

  4. Junte o puré, o salmão, a cebola e as ervas numa tigela e misture. Adicione um ovo e volte a misturar.

  5. Forme pequenas bolas (tipo almôndegas) e achate, de forma a obter pequenos cilindros, coloque num tabuleiro e leve ao frigorífico durante cerca de 20 minutos (o arrefecimento irá ajudar os tots a ficarem mais firmes e serão mais fáceis de cozinhar e manter a forma).

  6. Coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com o outro ovo batido e leve ao forno preaquecido a 180ºC, durante cerca de 20 minutos, ou até ficarem dourados.

  7. Retire e sirva de imediato, acompanhado de ervilhas cozidas.
    Dica do chefe:
    Esta receita é bastante flexível e pode ser feita com atum, frango desfiado e outros legumes - cenoura, brócolos, etc. Os tots podem ser congelados (já cozinhados) até 2 meses.

Dica do nutricionista

Aos 7 ou 8 meses o bebé já come várias coisas, e começa a querer comer sozinho. Não conseguindo ainda manusear a colher corretamente, é com as mãos que o quer fazer, o que não é mau. Deixar o bebé comer com as mãos tem vários benefícios, nomeadamente desenvolvimento das habilidades motoras finas, da coordenação olho/mão, da curiosidade natural sobre os alimentos e da independência no geral. Estes tots são excelentes para o bebé comer sozinho. Experimente!