Tornedó de novilho acompanhado de cherovia e couve Pack choi

Auchan e Chef José Serrano
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Conhece cherovia e couve Pack Choi? Ingredientes menos comuns na nossa cozinha, juntam-se ao nosso tornedó de novilho, pela mão do Chef José Serrano.

Energia (kcal) :
686
Lípidos (g) :
50
Saturados (g) :
13
Hidratos de Carbono (g) :
17
Açúcares (g) :
6
Fibras (g) :
6
Proteínas (g) :
38
Sal (g) :
2.873

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Preparação:
    Tempere os tornedós com sal e pimenta.

  2. Lave e fatie a cherovia com um descascador e reserve num recipiente com água e gelo.

  3. Lave e corte as couves ao meio, coza-as e arrefeça em água e gelo.

  4. Esmague os dentes de alho com casca.

  5. Confeção:
    Numa frigideira, coloque o óleo e deixe aquecer a 160ºC.

  6. Retire a cherovia da água e gelo, seque bem e frite. Coloque num tabuleiro com papel absorvente as fatias de cherovia fritas para secarem e, de seguida, tempere de sal.

  7. Numa frigideira ao lume, coloque o azeite, a folha de louro e os dentes de alho e sele os bifes. Leve depois ao forno a assar a 180ºC durante 12 minutos.

  8. Na mesma frigideira irá fazer uma déglaçage (termo técnico francês de cozinha), para recuperar os sucos onde selou a carne. Coloque a frigideira ao lume e refresque com vinho tinto, para soltar todos os sabores do novilho que estão agarrados. Adicione a manteiga e mexa. Deixe reduzir e evaporar o álcool do vinho, em seguida filtre o molho por um passador chinês. Tem assim o molho pronto.

  9. À parte, salteie a couve num fio de azeite e tempere de sal e pimenta. Sirva os tornedós com o molho e acompanhe com as chips de cherovia e couve pack choi salteada.

Dica do nutricionista

Já ouviu falar de cherovia? Já provou? A cherovia é uma raíz com o aspeto de uma cenoura mas com a cor do nabo. Tem um sabor mais forte do que estes legumes mas também mais adocicado. Do ponto de vista nutricional, a cherovia é um pouco mais calórica do que a maioria dos vegetais: tem 75 kcal por 100 g enquanto, por exemplo, a cenoura tem 25 kcal por 100 g. É rica em ácido fólico e fonte de fibra, vitamina C e potássio. Varie a sua alimentação, experimente cherovia nesta receita.