Tofu de Natal

Tofu de Natal
Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

O Natal aproxima-se e a festa é feita à volta da mesa. Muitas vezes, quem opta por uma alimentação vegetariana tem de preparar as suas próprias refeições, pois os pratos tradicionais não seguem essa opção.

Mas não tem de ser assim! Experimente esta sugestão de Tofu de Natal, que lhe irá permitir desfrutar da mesa de Natal, sem comprometer a sua opção. E um Feliz Natal em família!

Energia (kcal) :
367
Lípidos (g) :
14
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
36
Açúcares (g) :
6
Fibras (g) :
7
Proteínas (g) :
20
Sal (g) :
1.14

Preparação

  1. Comece por preparar o tofu. Fatie, corte em triângulos e tempere com o colorau, molho de soja, o dente de alho picado e o azeite. Envolva com cuidado.

  2. Corte em tiras as folhas nori, mais ou menos com 3 cm de largura e, com a parte rugosa para cima, vá envolvendo nos triângulos de tofu. Reserve com os temperos.

  3. Descasque as batatas e corte ao meio ou em gomos. As cenouras corte ao meio e depois corte em quatro. Lamine a couve em corte juliana. Coloque uma panela ao lume com água e sal.

  4. Quando a água começar a ferver, adicione as batatas e as cenouras cortadas e, por cima, adicione o cesto de cozer a vapor com a couve a fazer de cama e o tofu por cima. Tape com a tampa da panela e deixe cozer durante 20 a 25 minutos ou até as cenouras e as batatas ficarem cozidas.

  5. No empratamento envolva com o restante azeite e adicione as hastes de cebolinho.

Dica do nutricionista

Se faz um regime alimentar vegan ou vegetariano tenha em atenção a ingestão e biodisponibilidade da proteína, ácidos gordos essenciais e algumas vitaminas e minerais. Veja os nossos conselhos para uma alimentação vegetariana saudável.

Se segue este regime alimentar e os seus familiares e amigos não, não é por isso que deve fazer uma refeição muito diferente na ceia de Natal. Cozinhe todos os vegetais e batata à parte e prepare o tofu para si e para os restantes vegetarianos. Tenha um Feliz Natal!

PUB PUB