Tarte de maçã merengada

Tarte de maçã merengada
Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 16 fatias finas
Download receita

Uma tarte de maçã vai bem todo o ano. Acompanhada de um chá quentinho, no inverno, ou com um sumo fresco, no verão. Experimente esta com merengue vegan!

Energia (kcal) :
102
Lípidos (g) :
1
Hidratos de Carbono (g) :
19
Açúcares (g) :
11
Fibras (g) :
3
Proteínas (g) :
2

Preparação

  1. Retire o caroço e pique as ameixas grosseiramente. Coloque num processador com os restantes ingredientes. Triture tudo de forma a ficar uma massa homogénea.

  2. Forre uma forma de diâmetro de 22 cm, adicione o preparado e pressione um pouco por toda a forma.

  3. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, entre 10 a 15 minutos. Retire do forno.

  4. Recheio:
    Corte as maçãs em cubos pequenos, tempere com o sumo de limão e envolva. Leve ao lume mínimo ou médio, numa frigideira, com os restantes ingredientes, exceto o agar-agar.

  5. Quando as maçãs começarem a ficarem macias, adicione o agar-agar. Envolva durante 3 a 5 minutos, e verta sobre a base. Alise, deixe arrefecer um pouco e leve ao frigorífico.

  6. Merengue:
    Adicione a aquafaba na batedeira, juntamente com açúcar e cremor de tártaro.

  7. Bata até duplicar e adicione as raspas e sumo de limão. Continue a bater até estabilizar o suficiente.

  8. Coloque o merengue num saco de pasteleiro, com um bico de 9 ou 15 mm. Decore a tarte e salpique com canela ou queime com o maçarico.

Dica do nutricionista

Já tinha ouvido falar de Aquafaba? É bem possível que nunca tenha ouvido falar, principalmente se não for vegan ou vegetariano(a).
Na sua base, a aquafaba é a água da cozedura do grão de bico, que é utilizada em substituição da clara de ovo. Esta água (que habitualmente deitamos fora) contém uma mistura de amidos e proteínas que lhe confere características que se assemelham às da clara do ovo. Por isso, com ela consegue fazer suspiros, mousses, sorvetes, maionese e muitas outras coisas.

PUB PUB