Sushi vegetariano

Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 16 peças
Download receita

Traga um pouco do oriente para a sua mesa. Apresentamos uma receita vegan, fácil de fazer e que vai agradar todos os sushi lovers!

Energia (kcal) :
42
Hidratos de Carbono (g) :
9
Açúcares (g) :
1
Proteínas (g) :
1
Sal (g) :
0,97

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Lave bem o arroz, até a água ficar totalmente limpa.

  2. Coza o arroz, com a água temperada com o sal marinho, em lume médio. Quando começar a ferver, reduza para mínimo e deixe cozer por 10 a 12 minutos ou até absorver completamente a água.

  3. Depois de cozido adicione num tabuleiro de vidro, para ajudar a arrefecer, e, tempere com a geleia de arroz e o vinagre de arroz. Envolva com 1 garfo e reserve.

  4. Entretanto desfie os cogumelos e saltei no azeite com o dente de alho até perderem a água ou (mais ou menos) durante 5 minutos.

    Colocação do arroz sobre folha nori, vegetais e corte

  5. Estenda a esteira de bambu, envolvida com a película aderente, coloque 1 folha de alga nori, sobre a esteira, com a parte rugosa para cima.

  6. Humedeça sempre as mãos, ao colocar o arroz na folha nori, para não colar aos dedos.

  7. Espalhe por quase toda a alga o arroz uniformemente, deixando 0,5 cm de espaço nos lados e na parte ao comprimento deixe 2 cm de espaço.

  8. De seguida disponha no centro a rúcula e por cima metade os cogumelos. Enrole com a ajuda da esteira de forma cilíndrica, ajustando uniformemente com os dedos, até o rolo estar bem fechado. Repita o processo com a segunda folha de alga nori. De seguida corte com uma faca bem afiada, com uma largura 2 cm (mais ou menos). Passe por água, em cada corte, se necessário, para a alga não se agarrar à faca. Pode acompanhar com tiras de gengibre, wasabi, molho de soja.

    Dica do Chef
    Varie com outras combinações de vegetais/fruta. Há duas formas utilizadas no sushi "makizushi" a presentação na receita e, “Uramaki": que inverte a colocação dos vegetais, diretamente na folha nori; Coloque o arroz na mesma, mas depois vire a folha de nori, com cuidado de forma o arroz ficar por baixo/ao contrário. Ajuda sempre ter 2 esteiras para o caso do"Uramaki".

Dica do nutricionista

A utilização de algas na preparação de sushi é comum, sendo a alga nori tipicamente reconhecida pela sua utilização na preparação deste prato típico japonês. Em termos nutricionais este tipo de algas é caracterizado por possuir um baixo teor de gordura (0,1g lípidos /100g), e fonte de proteína vegetal. Para além da sua utilização na preparação de sushi, esta alga pode ser utilizada em caldos, sopas e saladas.